settings icon
share icon
Pergunta

O rock cristão é apropriado?

Resposta


O rock cristão é um gênero de música que geralmente se caracteriza por uma batida pesada e melodias simples. Os elementos instrumentais podem incluir guitarra, baixo, bateria, teclados ou qualquer variedade de instrumentos orquestrais ou outros instrumentos musicais. As letras do rock cristão geralmente se concentram em assuntos da fé cristã. Se os artistas e músicos se autodenominam uma banda cristã, eles geralmente professam sua fé publicamente nas mídias sociais, nos encartes dos álbuns e em shows de rock ao vivo.

O rock and roll originou-se como música de dança nas décadas de 1950 e 1960. O estilo musical e as letras eram mais duros e, muitas vezes, mais sérios do que as ofertas musicais anteriores. Durante o aumento de sua popularidade, o rock era frequentemente associado ao uso de drogas, atitudes antissistemas e experimentação musical.

Todo talento musical é um dom de Deus, quer a pessoa acredite em Deus ou não. Ao mesmo tempo, nem toda música glorifica a Deus. Os músicos de rock dos anos 60 e 70 não eram famosos por sua moralidade, mas sim por seu estilo de vida selvagem e, mais tarde, por suas trágicas mortes relacionadas a drogas. Apesar desse estereótipo, muitos artistas cristãos talentosos, a partir do final dos anos 60, quando surgiu o rock cristão, adotaram o estilo do rock e o usaram como um meio para comunicar as verdades de Deus.

O rock cristão sempre atraiu um pouco de controvérsia. Muitos cristãos têm dificuldade em saber que tipos de música devem ouvir, pois há muita música boa por aí que não leva o rótulo de "cristã". É importante observar que ter um rótulo de "cristão" não torna algo inerentemente bom, e ter o rótulo de "rock" não o torna inerentemente ruim. Deus não condena nenhum estilo de música. O propósito original da música era ser um meio de adorar e louvar a Deus. A Bíblia fala de pessoas cantando e tocando instrumentos para adorar a Deus. Quando Maria descobre que está grávida de Jesus, para louvar a Deus, ela canta (Lucas 1:46-55). A música também pode ser usada para expressar dor e tristeza, como no Salmo 88, uma canção sobre a luta do autor com a depressão e sentimentos de abandono, mas ainda assim é uma canção de adoração a Deus.

Uma de nossas liberdades em Cristo (Gálatas 5:1, 13) é a capacidade de escolher o tipo de música que ouvimos, inclusive música rock cristã. Ainda devemos ser sábios sobre como a música nos afeta e nossas motivações para nosso interesse em qualquer música ou artista musical específico, mas podemos desfrutar de qualquer música que nos fortaleça como seguidores de Cristo (Filipenses 4:8). Quer se trate de rock cristão, rap cristão ou qualquer outro tipo de música, seria sábio examinar o benefício de uma música para nós como indivíduos (Provérbios 4:23-26). Se o Espírito Santo nos aconselhar a nos mantermos afastados de um determinado tipo de música ou canção, devemos dar ouvidos a esse aviso (1 Tessalonicenses 5:19). Certamente há músicas que são apropriadas para os cristãos ouvirem e se relacionarem, bem como músicas que não são saudáveis para os cristãos. Infelizmente, muitas das músicas atuais são escritas com o objetivo de ir contra a moralidade cristã - talvez não propositalmente, mas a letra ainda pode criar animosidade no ouvinte em relação a Deus. A "adequação" da música não é definida por gêneros musicais, como rock, country ou pop. A música em si é amoral, mas certas músicas ou estilos podem nos afetar de determinadas maneiras. Ouvir músicas sobre mulheres lascivas e casos de uma noite só afetará nossa saúde espiritual de forma diferente das músicas que incentivam ou promovem o cuidado uns com os outros.

O fato de o rock cristão ser ou não o estilo apropriado para uma determinada pessoa se resume a uma questão de avaliação e convicção pessoal. Nós ouvimos a música que nos atrai. Isso faz parte da natureza humana. Como seguidores de Cristo, precisamos nos certificar de que estamos examinando nossas escolhas musicais em relação ao nosso desejo de fazer todas as coisas para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). Somos livres para ouvir rock cristão se isso for bom para nós, mas, independentemente do tipo de música que escolhermos, devemos estar cientes de como nosso coração reage a ela. Não devemos nos conformar com este mundo, mas ser transformados pela renovação da nossa mente (Romanos 12:2). Se você não tem certeza se a música rock cristã é boa ou ruim para você, lembre-se de Filipenses 4:6: "Não andeis ansiosos por coisa alguma; pelo contrário, sejam os vossos pedidos plenamente conhecidos diante de Deus por meio de oração e súplica com ações de graças."

English



Voltar à página principal em português

O rock cristão é apropriado?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries