settings icon
share icon
Pergunta

Mateus 7:21-23 significa que os crentes podem perder a salvação?

Resposta


As duas perguntas mais frequentes sobre Mateus 7:21-23 surgem porque os versículos parecem contradizer duas crenças muito fortes - uma pessoa não pode perder a salvação e qualquer pessoa que realize milagres deve ser de Deus. Como veremos, uma dessas crenças é baseada na verdade das escrituras e a outra não. Embora o verdadeiro crente não possa perder sua salvação, nem todos os milagres são realizados por crentes verdadeiros.

Jesus está falando aqui perto do final de Seu Sermão da Montanha (capítulos 5-7). A partir do versículo 13, Jesus discorre longamente sobre o tema da fé verdadeira versus profissões falsas, usando a técnica do contraste e da comparação. Os versículos 13-14 descrevem dois caminhos pelos quais as pessoas passam na vida, o caminho largo que leva à destruição eterna e o caminho estreito que leva à vida eterna. Ele introduz aqui o conceito de "muitos" e "poucos", ao qual retornará nos versículos 21-23.

Em Mateus 7:15-18, Ele novamente contrasta os dois tipos de pessoas usando imagens bem conhecidas por aqueles que vivem em uma cultura agrária - ovelhas/ lobos, uvas/figos, espinheiros/ cardos, árvores boas/árvores ruins e frutos bons/frutos ruins. Depois de estabelecer a ideia de dicotomia na mente de Seus ouvintes, Ele prossegue aplicando essas verdades ao estado espiritual de todos os que estavam ouvindo. Jesus apresenta os dois tipos de pessoas que virão a Ele "naquele dia", ou seja, o último dia, o dia do julgamento, o grande dia fixado por Deus e desconhecido dos anjos e dos homens, que será terrível para alguns e alegre para outros. Todos estarão buscando entrar no reino dos céus, mas alguns serão rejeitados e reagirão com total confusão e decepção, pois o que eles pensavam ser seu "bilhete" para o céu se revelará sem valor. Esses são aqueles que profetizaram em nome de Jesus, ou seja, que previram coisas que estavam por vir ou que pregaram a Palavra em Seu nome. Eles até realizaram atos milagrosos, como expulsão de demônios e talvez curas e outros milagres, mas tudo em vão. Suas obras foram feitas para a própria glória deles, não para a dEle, e não passaram de "trapos de imundície" (Isaías 64:6). Em contraste, aqueles que entrarão no céu não o farão com base em suas realizações e conquistas milagrosas ou obras de qualquer tipo. Eles terão a vida eterna somente com base na obediência à vontade de Deus (Mateus 7:21) - que é crer no Filho de Deus.

Mas quem são essas pessoas infelizes e como elas podem fazer milagres a menos que estejam fazendo pelo poder de Deus? Sabemos várias coisas sobre elas pelo texto. Primeiro, sabemos que são muitos, porque são muitos os que estão no caminho largo para a morte eterna, em comparação com os relativamente poucos que encontraram o caminho estreito para a vida eterna. Segundo, eles reivindicam o nome de Cristo. Não são muçulmanos, budistas ou ateus. São aqueles que diriam alegremente: "Sou cristão". Eles realizam suas obras em nome de Jesus. Eles oram e curam em nome de Jesus. Eles pregam e ensinam em nome de Jesus. Constroem grandes igrejas e ministérios em nome de Jesus. Alegam ter um relacionamento com Ele. Mas não são dEle. Na verdade, Ele os manda embora, não com elogios por suas boas obras em Seu nome (e muitas boas obras são feitas em nome de Jesus por falsos professantes), mas renegando todos os seus atos e palavras. Ele "nunca" os conheceu, nem eles jamais O conheceram verdadeiramente. Eles não eram cristãos que perderam a salvação. De fato, nunca fizeram parte dos eleitos de Deus, escolhidos antes da fundação do mundo (Efésios 1:4), separados e santificados pelo Espírito (1 Coríntios 6:11; 2 Timóteo 2:21) e justificados pela fé (Efésios 2:8-9). Os que Cristo afasta de Si mesmo com palavras duras de condenação, chamando-os de praticantes do mal, nunca vieram a Ele pela fé, apesar de suas boas obras e milagres externos.

Então, se não pertencem a Deus e nunca pertenceram, como explicamos sua capacidade de realizar milagres? Aqueles que não têm o Espírito podem realmente expulsar demônios e realizar curas milagrosas e sinais e maravilhas espetaculares? Há duas explicações possíveis para a capacidade dos ímpios de realizar tais atos. Uma delas é que alguns milagres são feitos pelo poder de Satanás e de suas hostes demoníacas. Sabemos que Satanás é muito astuto. Será que há ocasiões em que Satanás "encena" um exorcismo em que um incrédulo ordena a um demônio que vá embora, e o demônio finge obedecer, com o propósito de criar medo nos espectadores e levá-los a confiar em ervas, encantamentos, talismãs, água benta e relíquias, em vez de confiar em Deus? Será que os homens condenados em Mateus 7 foram convencidos, em suas próprias mentes, de que estavam servindo a Cristo com base nos "sucessos" (satanicamente orquestrados)? que o demônio sobre o qual eles achavam que tinham autoridade estava apenas brincando com eles? que eles se consideravam matadores de demônios, quando na verdade não passavam de enganados por demônios? Nem todos os milagres vêm de Deus, e nem todos os que realizam milagres em nome de Jesus são verdadeiramente dEle. O Senhor chama os homens em Mateus 7 de "malfeitores" porque os milagres que eles realizavam tinham o mal como fonte, e eles estavam cegos demais para ver isso. Jesus nos adverte a ficarmos atentos contra o engano à medida que o fim dos tempos se aproxima (Mateus 24:24).

Em segundo lugar, é possível que Deus, em Sua vontade soberana e para Seus propósitos, dê poder aos incrédulos para realizarem feitos milagrosos. Um exemplo é Judas Iscariotes que, juntamente com os outros discípulos, pregou o evangelho e, presumimos, curou os doentes e realizou outros milagres. Não há nada que indique que Judas não tinha o mesmo poder que os outros onze, embora ele nunca tenha sido um verdadeiro discípulo de Cristo. Ele era um enganador e o "filho da perdição" (João 17:12). Se Judas realizou milagres, foi somente porque Deus achou por bem usá-lo para Sua própria glória, apesar da condição do coração de Judas.

Jesus prossegue descrevendo aqueles que poderão invocar Seu nome no dia do julgamento. Serão aqueles que ouvirem Suas palavras e as colocarem em prática, os mesmos mencionados no versículo 21 como aqueles que obedientemente fazem a vontade do Pai no céu. Os verdadeiros crentes são as boas árvores que produzem bons frutos (Gálatas 5:22-23), as verdadeiras ovelhas que olham para Cristo, dependem dEle, comprometem-se com Ele, confiam nEle e acreditam nEle para obter justiça, salvação e vida eterna. Essas são as que entrarão no reino dos céus.

English



Voltar à página principal em português

Mateus 7:21-23 significa que os crentes podem perder a salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries