settings icon
share icon
Pergunta

Quem é Joel Osteen? Seus ensinamentos são bíblicos?

Resposta


Joel Osteen é o pastor da maior igreja dos Estados Unidos, Lakewood Church, em Houston, Texas. Sua esposa, Victoria, é co-pastora. Os Osteens ensinam uma mensagem de “esperança, cura e perdão” (do site oficial da Igreja de Lakewood). O programa de televisão de Osteen é visto por 20 milhões de pessoas todos os meses em quase 100 países ao redor do mundo. Em 2004, Joel publicou o livro best-seller Sua Melhor Vida Agora: 7 Passos para Viver em Seu Potencial Máximo. Os pais de Joel Osteen, John e Dodie Osteen, fundaram a Igreja Lakewood em 1959 e promoveram o ministério através de uma transmissão de televisão. Joel se envolveu na produção de mídia, supervisionando as transmissões da igreja a partir de 1982, mas, quando John morreu em 1999, Joel aceitou o cargo de pastor principal de Lakewood.

A doutrina básica de Joel Osteen, resumida no site de sua igreja, é bastante ortodoxa: a inerrância e inspiração da Bíblia, a natureza trina de Deus e a salvação pela fé em Cristo são todas afirmadas. Os problemas doutrinários vêm em outras áreas.

Embora a Igreja de Lakewood não seja denominacional, o ensino de Osteen está enraizado no pentecostalismo, e ele ensina que a cura física e o bem-estar foram fornecidos na expiação de Cristo. “Jesus veio para que tenhamos uma vida mais abundante. Ele veio para carregar nossas fraquezas, nossas doenças, nossas dores, para que possamos andar em total liberdade, paz, poder e propósito” (do site oficial da Igreja de Lakewood).

Abrangendo tudo o que Joel e Victoria Osteen ensinam está o evangelho da prosperidade: a vontade de Deus é que sejamos abençoados com coisas materiais, uma visão que contradiz 1 Timóteo 6:6. Como diz o site da Igreja de Lakewood: “Para ter sucesso em sua caminhada com Deus, comprometa-se a honrar a Deus com suas finanças. Quando você se compromete a dar ao Senhor os primeiros 10% da sua renda, Deus promete que derramará bênçãos que você não pode conter. O dízimo é a primeira chave para a prosperidade financeira.” O site de Lakewood então cita o texto-prova favorito para este ensino, Malaquias 3:10. É um excelente exemplo de tirar do contexto as promessas da Antiga Aliança a Israel para aplicá-las aos crentes da Nova Aliança.

Outro problema na mensagem de Osteen é sua promoção da teologia “nomeie e reivindique” ou da palavra da fé: “Temos que concebê-lo por dentro antes que possamos recebê-lo do lado de fora”, escreve Osteen. “Se você não acha que possa ter algo bom, então nunca terá. A barreira está em sua mente. . . . Seu próprio pensamento errado pode mantê-lo longe do melhor de Deus. . . . A fim de experimentar o favor imensurável [de Deus], você deve se livrar desse pensamento mesquinho e começar a esperar as bênçãos de Deus, começar a antecipar a promoção e o aumento sobrenatural. Você deve concebê-lo em seu coração antes de poder recebê-lo. Em outras palavras, você deve aumentar seu próprio pensamento, então Deus fará com que essas coisas aconteçam” (de Sua Melhor Vida Agora, capítulo 1). Não há nada bíblico sobre tal ensino. Não há poder inerente ao pensamento positivo e não criamos nossas próprias realidades. Deus não é nosso servo, esperando que acendamos nossa imaginação para que possa nos esbanjar com bens materiais. Jesus disse a Seus seguidores para “renunciar a tudo quanto tem” (Lucas 14:33), não procurar obter mais.

Na maioria das vezes, Osteen soa como um treinador de vida inspirador, em vez de um arauto do evangelho. Ele muitas vezes prega sobre como as pessoas podem melhorar suas vidas, ser prósperas e experimentar a felicidade. Notavelmente ausente na mensagem otimista de Osteen está qualquer menção de pecado ou arrependimento. A expiação de Cristo nos proporciona a cura e a vida abundante, de acordo com Osteen, mas aparentemente não é necessário receber o perdão de um Deus santo.

Em inúmeras entrevistas e escritos, Osteen falhou em proclamar que Jesus é o único caminho para o céu. Ele repetidamente se recusou a concordar com os ensinamentos da Bíblia de que certos comportamentos são pecaminosos. Este não é um novo convertido sendo entrevistado; é o líder de uma igreja de dezenas de milhares. Osteen não consegue apoiar as doutrinas fundamentais da fé que afirma pregar. Suas palavras comunicam relativismo e demonstram uma compreensão profundamente pobre da Bíblia.

Quando você não fala sobre o pecado – e Osteen propositalmente não o faz – você não está pregando todo o evangelho. Quando você mal, ou nunca, chama o pecado do que é, você não está ajudando ninguém, muito menos o pecador escravizado pelo pecado (João 8:34; 2 Coríntios 4:3). O ensino de Joel Osteen nos levaria a acreditar que estamos sendo salvos da infelicidade e fracasso na vida, não do pecado e da ira de Deus. Osteen não ensina que precisamos de um resgate divino do julgamento, mas simplesmente um plano de auto-aperfeiçoamento.

Ouvindo Osteen, uma pessoa pensaria que Deus quer principalmente tornar ricos os pobres, felizes os infelizes e autoconfiantes os inseguros. Entretanto, de acordo com a Bíblia, Deus quer principalmente fazer com que os mortos vivam (João 5:24), os ímpios sejam justos (Mateus 9:13) e Seus inimigos passem a ser Seus amigos (Romanos 5:10). Felicidade, autoconfiança e prosperidade eterna, de acordo com a Bíblia, vêm como resultado da submissão à vontade de Deus, começando com a salvação (Mateus 6:33), e sempre no contexto da Sua vontade (Hebreus 10:36).

Os crentes do Novo Testamento nunca recebem a promessa de saúde e riqueza no aqui-e-agora. Nossa herança está “reservada nos céus” para nós (1 Pedro 1:4). Pregar um evangelho de automotivação e ganho financeiro é míope, pois seu foco está neste mundo, que está passando (1 João 2:17). É melhor pregar a necessidade de arrependimento e fé e deixar o resto com Deus (Marcos 1:15).

A mensagem de Osteen é doce, atraente e bonita. Ele vem com o sorriso de um milhão de dólares, uma porção cheia de sentimentos de bem-estar e toda a motivação dos melhores gurus de auto-ajuda. Essa mensagem também é vazia, fraca e desprovida de qualquer valor real. As partes mais importantes do evangelho são deixadas de fora, supostamente para ampliar o apelo de seu ministério. Qualquer um que dependa dessa mensagem, sem reconhecer o que está faltando, vai encontrar-se espiritualmente faminto, frustrado e em apuros quando ocorrer um desastre real.

O que Joel Osteen promove é uma casca do cristianismo bíblico legítimo, na melhor das hipóteses, e uma falsificação perigosa na pior. Quando tudo que você tem a oferecer é materialismo e emoção, você não é um evangelista. Você é um palestrante motivacional que utiliza uma terminologia religiosa. Nada que Osteen diga vai ajudar uma pessoa com questões legítimas sobre a fé e a salvação. Sua mensagem não construirá verdadeiros discípulos; não há mais conteúdo para o crente do que para o incrédulo. Nem sua mensagem vai sustentar a fé em uma crise. Quando as coisas vão mal, as pessoas rapidamente percebem que as bênçãos de Deus não vêm meramente porque elas têm pensamentos felizes. E se a prosperidade pessoal é a medida de seu sucesso como cristão, então o ensino de Osteen apenas os preparou para uma queda.

Um verdadeiro pregador do evangelho não evita nenhum tópico, especialmente os cruciais, como o pecado e a moralidade, simplesmente porque algumas pessoas não gostam de ouvi-lo. E os verdadeiros homens de Deus não enfatizam o sucesso material e as emoções positivas sobre a verdade. Sinceros ou não, honestos ou não, bem intencionados ou não, Joel e Victoria Osteen não estão pregando o evangelho, e tampouco o fazem os outros mestres da prosperidade. Osteen e sua laia não devem ser apoiados por aqueles que amam a verdade espiritual e se preocupam com os perdidos.

English



Voltar à página principal em português

Quem é Joel Osteen? Seus ensinamentos são bíblicos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries