settings icon
share icon
Pergunta

Como as coisas que Jesus disse e fez quando estava sozinho foram registradas nos Evangelhos?

Resposta


Há um número de vezes nos Evangelhos quando as palavras de Jesus são citadas ou Suas ações são descritas durante os períodos em que estava sozinho. Por exemplo, quando Jesus estava no deserto por quarenta dias (Mateus 4) ou orou no Jardim no Getsêmani (Marcos 14), Ele estava sozinho. Como alguém soube o que Ele disse ou fez, já que não havia testemunhas oculares do que aconteceu?

As narrativas do Evangelho não foram escritas no momento em que os eventos aconteceram, como algum tipo de diário. Em vez disso, foram agregadas mais tarde, como a maioria das narrativas históricas, baseadas em memória, pesquisa e compilação. Mateus e João foram testemunhas oculares da maioria dos eventos em suas narrativas. Marcos e Lucas tiveram acesso às testemunhas oculares. De fato, Lucas menciona que fez "cuidadosa investigação de tudo desde a sua origem" antes de escrever o seu Evangelho (Lucas 1:3). Muito provavelmente, Marcos colheu do apóstolo Pedro informações para o seu Evangelho (1 Pedro 5:13). Um outro benefício que os escritores tiveram — e esse é grande — é que foram inspirados pelo Espírito Santo (2 Timóteo 3:16). De fato, Jesus havia lhes prometido que o Espírito traria à lembrança "tudo o que eu lhes disse" (João 14:26).

Ainda assim, como os discípulos souberam o que aconteceu quando estavam longe de Jesus? Uma explicação possível é que o Espírito Santo lhes contou o que aconteceu quando estavam escrevendo suas histórias. Acreditando que os Evangelhos são inspirados, podemos facilmente aceitar essa explicação.

Outra explicação é simplesmente que Jesus depois disse aos discípulos o que haviam perdido. Nenhum discípulo estava presente com Jesus durante a tentação no deserto em Mateus 4, mas, mais tarde, Jesus passou mais de três anos com eles. Não é provável que Jesus tenha relatado a eles o que aconteceu em algum momento durante esses três anos? Da mesma forma, Jesus estava sozinho enquanto falava com a mulher no poço em João 4, mas a conversa deles é citada longamente. Uma explicação razoável é que Jesus mais tarde narrou o acontecido aos Seus discípulos. Ou talvez João tenha recebido a história da mulher, dado que os discípulos ficaram em sua cidade por dois dias após a conversão dela (João 4:40).

Após a Sua ressurreição, Jesus apareceu aos discípulos durante um período de quarenta dias "falando das coisas relacionadas com o Reino de Deus" (Atos 1:3). Naqueles quarenta dias, Jesus teria tido ampla oportunidade de informar os discípulos de todas as coisas que aconteceram a Ele quando não estavam por perto. De qualquer forma, os eventos da vida de Jesus que Deus queria que soubéssemos — incluindo eventos que ocorreram quando estava sozinho — foram documentados. A chave é que Deus queria que soubéssemos. Ou os eventos foram divulgados diretamente aos discípulos posteriormente, por Jesus ou por outra pessoa, ou os apóstolos aprenderam os detalhes diretamente do Espírito Santo ao escreverem a Palavra de Deus.

English



Voltar à página principal em português

Como as coisas que Jesus disse e fez quando estava sozinho foram registradas nos Evangelhos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries