settings icon
share icon
Pergunta

Jesus ora por nós?

Resposta


A oração é o ato de se comunicar com Deus. Sabemos que a oração era uma grande parte da vida de Jesus enquanto estava na terra (Lucas 6:12; Marcos 14:32; Mateus 26:36). Ele passou um tempo considerável sozinho com Seu Pai. Na maioria das vezes, só podemos especular sobre o que orou. No entanto, alguns lugares no Novo Testamento nos dizem exatamente o que Jesus orou. Em Mateus 19:13, Cristo orou por crianças pequenas. Em Lucas 22:32, Ele nos diz que orou para que a fé de Pedro permanecesse forte. E em João 17, a Oração Sacerdotal de Jesus, Ele orou por Seus seguidores e "também por aqueles que vierem a crer em mim, por meio da palavra que eles falarem" (versículo 20). Somos nós! Agora que Jesus subiu de volta ao céu, Ele ainda ora por nós. Seu ministério em nosso favor continua (Hebreus 7:25).

Jesus é nosso "Advogado junto ao Pai" (1 João 2:1). Um advogado é aquele que defende um caso em favor de outro. Os advogados estão no lugar daqueles que não podem falar por si mesmos. Jesus, como nosso Advogado, está em nosso lugar diante do Pai e suplica em nosso favor. A defesa de Jesus certamente será eficaz, porque Ele é Aquele de quem o Pai disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado" (Mateus 3:17). As orações de Jesus por nós são constantes e perfeitas.

Temos um Advogado em Cristo, mas também temos um acusador: Satanás, o qual nos acusa noite e dia (Apocalipse 12:10; Zacarias 3:1). Nosso inimigo mortal anuncia nossos pecados diante de Deus, zombando e insultando aqueles que Jesus comprou para Si. Mas Romanos 8:33–34 diz que não precisamos nos preocupar com a malícia de Satanás, porque Jesus, nosso Advogado, é mais poderoso: "Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós."

Em João 17, Jesus ora por Seus seguidores e, a partir dessa oração, podemos aprender sobre quais tipos de coisas Jesus pode estar orando por nós agora. Jesus ora para que façamos e sejamos estas coisas:
• Que conheçamos Deus e Seu Filho, Jesus Cristo (versículo 3)
• Que sejamos protegidos da apostasia (versículo 11)
• Que sejamos um em espírito, como o Pai e o Filho são um (versículo 11)
• Que sejamos cheios da Sua alegria (versículo 13)
• Que sejamos protegidos do maligno (versículo 15)
• Que sejamos santificados pela Palavra de Deus (versículo 17)
• Que permaneçamos unificados em Cristo através das gerações (versículos 20–21)
• Que o nosso amor transmita a mensagem de Cristo ao mundo (versículo 23)
• Que estejamos com Ele no céu por toda a eternidade (versículo 24)
• Que experimentemos o mesmo tipo de amor que o Pai e o Filho compartilham (versículo 26).

Hebreus 4:14–16 descreve Jesus como nosso grande Sumo Sacerdote. Por causa de Sua intercessão por nós, temos acesso ao Pai: "Tendo, pois, Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que adentrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno." Apesar do que possamos chegar a enfrentar nesta vida, podemos viver com a certeza confiante de que, se pertencemos a Jesus, Ele está sempre orando por nós.

English



Voltar à página principal em português

Jesus ora por nós?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries