settings icon
share icon
Pergunta

Jesus nasceu em 25 de dezembro? 25 de dezembro é o aniversário de Jesus?

Resposta


O que provavelmente é a primeira menção do nascimento de Jesus em 25 de dezembro remonta ao século III, quando Hipólito de Roma escreveu: "O primeiro advento de nosso Senhor na carne, quando nasceu em Belém, foi em 25 de dezembro, quarta-feira" (Comentário sobre Daniel, tr. de Schmidt, T. C., 2010, Livro 4, 23.3 em inglês). A primeira menção a qualquer tipo de comemoração nessa data se encontra no calendário filocliano, que representa a prática romana, a partir do ano 336.

Várias razões foram propostas para a escolha de 25 de dezembro para o nascimento de Jesus:

1) 25 de dezembro é nove meses depois de 25 de março, a data que o historiador Sexto Júlio Africano e o pai da igreja primitiva Tertuliano calcularam como o dia de Páscoa em que Jesus foi concebido (veja Adversus Judaeos de Tertuliano, capítulo VIII). Este cálculo foi baseado na tradição de que Jesus foi concebido e morreu no mesmo dia do calendário.

2) Segundo outra tradição, 25 de março foi o aniversário da criação do mundo. A concepção de Jesus naquela data levaria ao Seu nascimento em 25 de dezembro.

3) O dia 25 de dezembro coincidia com um festival pagão que celebrava o solstício de inverno. Assim, a igreja oferecia ao povo uma alternativa cristã às festividades pagãs e, com o tempo, reinterpretava muitos de seus símbolos e ações de modo a torná-los aceitáveis à fé e à prática cristãs.

25 de dezembro tornou-se cada vez mais aceito como a data de nascimento de Jesus. No entanto, há quem defenda que o nascimento ocorreu em outra época, como no outono. Os seguidores dessa teoria afirmam que os invernos da Judéia eram muito frios para os pastores cuidarem de seus rebanhos à noite. No entanto, a história prova o contrário, e temos evidências históricas de que os cordeiros imaculados para o sacrifício do templo eram de fato mantidos nos campos perto de Belém durante os meses de inverno. Dito isto, é impossível provar se Jesus nasceu ou não em 25 de dezembro. De fato, essa data não é o mais importante.

A verdade é que simplesmente não sabemos a data exata do nascimento de nosso Salvador. Na verdade, nem sabemos ao certo o ano em que Ele nasceu. Os estudiosos acreditam que foi entre 6 a.C. e 4 a.C. Uma coisa é certa: se Deus julgasse importante sabermos a data exata do nascimento do Salvador, certamente nos teria informado em Sua Palavra. O Evangelho de Lucas dá detalhes muito específicos sobre o evento, até mesmo o que o bebê estava vestindo - "envolto em faixas" - e onde dormia - "numa manjedoura" (Lucas 2:12). Esses detalhes são importantes porque falam de Sua natureza e caráter, manso e humilde. Mas a data exata de seu nascimento não tem importância, e talvez seja por isso que Deus escolheu não mencioná-la.

O fato é que Ele nasceu, veio ao mundo para expiar nossos pecados, ressuscitou para a vida eterna e está vivo hoje. É isso que devemos celebrar, como nos é dito no Antigo Testamento em passagens como Zacarias 2:10: "Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o Senhor.” Além disso, o anjo que anunciou o nascimento aos pastores trouxe "boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo" (Lucas 2:10). Certamente há motivos para comemorar aqui todos os dias, não apenas uma vez por ano.

English



Voltar à página principal em português

Jesus nasceu em 25 de dezembro? 25 de dezembro é o aniversário de Jesus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries