settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que Jesus veio em semelhança de carne pecaminosa?

Resposta


Romanos 8:3–4 diz: "Porque aquilo que a lei não podia fazer, por causa da fraqueza da carne, isso Deus fez, enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no que diz respeito ao pecado. E assim Deus condenou o pecado na carne, a fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito." Para entender o que significava Jesus vir "em semelhança de carne pecaminosa", precisamos definir alguns termos.

Quando a Bíblia se refere à "carne" (João 6:63; Romanos 8: 8), geralmente significa a tendência humana ao pecado que todos herdamos de Adão (Romanos 5:12). Quando Adão e Eva escolheram se rebelar contra o mandamento de Deus, eles se tornaram "carne pecaminosa". Naquele momento, o pecado entrou no mundo perfeito de Deus e começou a corromper tudo (Gênesis 3). Como todo ser humano veio de Adão, todos herdamos sua natureza decaída. Assim, toda pessoa nasce como pecadora (Romanos 3:10, 23).

A palavra semelhança significa "similaridade" ou "o estado de ser como outra coisa". Uma semelhança não é idêntica em substância ou natureza, mas é semelhante em aparência. Uma semelhança é uma representação do original. Por exemplo, os ídolos são feitos à semelhança de pássaros e animais e coisas criadas (Romanos 1:22–23; Êxodo 20:4-5). Uma fotografia é uma semelhança. Filipenses 2:6–8 descreve Jesus deixando de lado Seus privilégios divinos como Deus para assumir a semelhança dos humanos que havia criado (veja também João 1:3). No entanto, Jesus não tinha um pai terreno, por isso não herdou uma natureza pecaminosa como todos os outros seres humanos (Lucas 1:35). Ele assumiu a carne humana, mas reteve Sua plena divindade. Ele viveu a vida que vivemos, sofreu como sofremos e aprendeu e cresceu assim como aprendemos e crescemos, mas fez tudo sem pecado (Hebreus 4:15; 5:7–8). Porque Deus era Seu Pai, Ele viveu apenas em semelhança de carne pecaminosa. Jesus herdou a carne de Sua mãe, Maria, mas não o pecado de José.

Jesus Se tornou homem para ser nosso substituto. Em Sua carne, Ele teve que sofrer dores físicas, rejeição emocional e separação espiritual de Deus (Mateus 27:46; Marcos 15:34). Ele viveu a vida que os seres humanos vivem, mas o fez da maneira que fomos criados para viver — em perfeita comunhão com um Deus santo (João 8:29). Por ter vindo em semelhança de carne pecaminosa, Jesus pôde então Se apresentar como o sacrifício final suficiente para pagar pelos pecados de toda a humanidade (João 10:18; Hebreus 9:11–15).

A fim de receber o perdão total de Deus, toda pessoa deve permitir que Jesus seja seu substituto pessoal. Isso significa que nos aproximamos de Cristo com fé, reconhecendo que, porque Ele veio em semelhança de carne pecaminosa, foi crucificado e levou sobre Si os pecados do mundo, nosso pecado pode ser pago integralmente (2 Coríntios 5:21). Nossa própria carne pecaminosa é crucificada com Ele a fim de que sejamos livres para seguir o Espírito em total obediência a Deus (Romanos 6:6-11; Gálatas 2:20). Os cristãos são aqueles que têm a morte e ressurreição de Cristo creditadas em suas contas, eliminando assim a dívida que devemos a Deus (Colossenses 2:14). Por causa desse perdão total, os cristãos diariamente se consideram mortos para sua própria carne pecaminosa. Visto que Cristo venceu o pecado e a morte em Sua carne, podemos viver pelo poder de Seu Espírito, o qual vencerá o pecado e a morte em todos que confiam em Cristo (Gálatas 5:16, 25; Romanos 8:37).

English



Voltar à página principal em português

O que significa que Jesus veio em semelhança de carne pecaminosa?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries