settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de Hebreus 12:2?

Resposta


Hebreus 12:2 diz que devemos “olhar firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

Em Hebreus 11, o escritor faz uma longa lista de exemplos de fé que os leitores da carta devem seguir. O capítulo 12 começa assim: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”. Assim, os crentes são descritos como estando em uma corrida. Eles podem olhar para os exemplos que os precederam. As pessoas em Hebreus 11 são a "nuvem de testemunhas" mencionada em Hebreus 12:1.

A fim de efetivamente "correrem", os crentes precisam se livrar do pecado e de outras escravidões. As pessoas que levam as corridas a sério não carregam bagagem extra; um corredor olímpico nunca foi visto carregando uma mala ou falando ao celular durante a corrida. Tudo o que não é absolutamente essencial é deixado. Além disso, para vencer a corrida, o corredor deve terminar. O atleta não deve desistir antes de terminar. A perseverança é necessária.

O autor de Hebreus exorta os crentes a considerarem o exemplo máximo de perseverança: Jesus. Os corredores de uma competição atlética não podem ser distraídos por objetos periféricos. Como corredores na corrida da vida, devemos "olhar atentamente para Jesus". Enquanto corremos, devemos olhar para Ele com fé. Ele é mais do que o nosso exemplo; é o nosso destino final. Devemos correr em Sua direção com todas as nossas forças, na promessa de que seremos conformados à Sua imagem.

Hebreus 12:2 diz que Jesus é o “autor” da nossa fé. Foi Ele quem criou uma trilha. Foi Ele quem disponibilizou o caminho para o Santo dos Santos a fim de que o restante de nós pudesse seguir à presença de Deus (Hebreus 10:19–20). Jesus também é o “consumador” da nossa fé – foi Ele quem a completou. Cristo não apenas deu início à nossa fé, mas também a concluiu. O versículo segue a explicar como Cristo fez isso.

Em primeiro lugar, Hebreus 12:2 diz que Jesus suportou a cruz. Lá, no Getsêmani, Ele estava decidido a fazer a vontade do Pai (Mateus 26:39). Cristo fez isso pensando na alegria que estava por vir. Ele sabia que seria ressuscitado e que voltaria ao lugar de glória que tinha com o Pai desde o princípio (João 17:5). Ele ansiava pelas pessoas que iria salvar e voluntariamente deu a Sua vida para resgatar as Suas ovelhas (João 10:10-11).

Em segundo lugar, Hebreus 12:2 diz que Jesus desprezou a vergonha da cruz. A crucificação era uma morte horrível e torturante, e incluía humilhação pública e vergonha. Jesus foi ridicularizado enquanto estava pendurado na cruz. A placa pendurada acima dele dizia "Rei dos Judeus", uma ironia cruel, pois era verdade, mas aqueles que o assassinaram não acreditavam nisso. Outros observadores zombavam dele, dizendo: “Salvou os outros; a si mesmo se salve, se é, de fato, o Cristo de Deus, o escolhido" (Lucas 23:35). A cruel ironia é que só poderia salvar os outros se escolhesse não salvar a Si mesmo. Ele era verdadeiramente o Messias, e isso o impediu de descer da cruz. Ele era o Escolhido, e havia sido selecionado com o propósito de morrer como sacrifício de Deus pelo pecado. Também é uma ironia que Deus o libertaria, mas somente depois de sofrer a cruz.

Em terceiro lugar, Hebreus 12:2 diz que depois que Jesus morreu, Deus o ressuscitou dentre os mortos, e Jesus ascendeu ao céu, onde agora está sentado à direita de Deus Pai. Isso significa a autoridade de Jesus (à direita) e o fato de que Sua obra terminou (Ele se sentou). Essa posição contrasta com a dos sacerdotes da época que se levantavam e ofereciam sacrifícios diariamente (Hebreus 10:11-13).

O público original do livro de Hebreus parece ter sido de judeus que haviam professado fé em Cristo, mas que agora enfrentavam a perseguição dos judeus incrédulos. Eles foram tentados a voltar atrás, renunciar a Cristo e voltar ao templo e ao sistema sacrificial. Os crentes que leem o livro de Hebreus hoje se deparam com uma tentação semelhante: o mundo e o que deixamos para trás estão sempre nos chamando, querendo que voltemos - se não para um retorno permanente, pelo menos para visitas frequentes. No entanto, estamos em uma corrida. Não há tempo para voltar. A corrida que estamos disputando provavelmente se parece mais com uma corrida de obstáculos do tipo militar do que com uma bela e organizada corrida olímpica. Existem perigos reais ao longo do caminho, mas devemos seguir em frente. Temos os exemplos dos santos do passado para seguir, mas o nosso exemplo supremo é o próprio Jesus, aquele que liderou o caminho, terminou a corrida, pagou por nossos pecados e agora está sentado no lugar de maior honra e autoridade. Nós olhamos para Ele, não apenas como o nosso exemplo, mas como a nossa fonte de força.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de Hebreus 12:2?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries