settings icon
share icon
Pergunta

Hebreus 10:26 significa que um crente pode perder a salvação?

Resposta


"Se continuarmos intencionalmente no pecado, depois de receber o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados." Hebreus 10:26-29 adverte contra o pecado da apostasia. Apostasia é um afastamento ou deserção intencional. Os apóstatas são aqueles que se aproximam de Cristo, até o limite da crença salvadora, que ouvem e entendem o Evangelho e estão à beira da fé salvadora, mas depois rejeitam o que aprenderam e se afastam. Essas são pessoas que talvez até estejam cientes de seus pecados e até façam uma profissão de fé. No entanto, em vez de avançar para a maturidade espiritual, seu interesse em Cristo começa a diminuir, as coisas do mundo passam a atraí-las cada vez mais e, por fim, elas perdem todo o desejo pelas coisas de Deus e se afastam. O Senhor ilustrou esse tipo de pessoa no segundo e terceiro solos de Mateus 13:1-9, 18-23. Esses são aqueles que "recebem com alegria" as coisas do Senhor, mas que são atraídos pelos cuidados do mundo ou afastados pelas dificuldades que encontram por causa de Cristo.

"Pecar intencionalmente", nessa passagem, traz a ideia de rejeitar Cristo de forma consciente e deliberada. Conhecer o caminho de Deus, ouvi-lo ser pregado, estudá-lo, considerar-se entre os fiéis e depois se afastar é tornar-se apóstata. Pecar voluntariamente traz consigo a ideia de pecar contínua e deliberadamente. Essa pessoa não peca por ignorância, nem é levada por tentações momentâneas às quais é fraca demais para resistir. O pecador intencional peca por causa de uma maneira estabelecida de pensar e agir, da qual ele não deseja abrir mão. O verdadeiro crente, por outro lado, é aquele que cai no pecado e perde temporariamente a comunhão com Deus. Mas ele acabará voltando para Deus em arrependimento porque o Pai Celestial o cortejará e o convencerá continuamente até que ele não consiga mais se afastar. O verdadeiro apóstata continuará a pecar, deliberadamente, por vontade própria e com abandono. João nos diz que "Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente, pois a semente de Deus permanece nele, e ele não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus" (1 João 3:9).

Os apóstatas têm conhecimento, mas não aplicam esse conhecimento. Eles podem ser encontrados na presença da luz de Cristo, principalmente na igreja, entre o povo de Deus. Judas Iscariotes é o exemplo perfeito - ele tinha conhecimento, mas não tinha fé verdadeira. Nenhum outro rejeitador da verdade teve mais ou melhor contato com o amor e a graça de Deus do que Judas. Ele fazia parte do círculo interno de discípulos de Jesus, comendo, dormindo e viajando com Ele durante anos. Ele viu os milagres e ouviu as palavras de Deus dos próprios lábios de Jesus, do melhor pregador que o mundo já conheceu e, ainda assim, ele não apenas se afastou, mas foi fundamental na conspiração para matar Jesus.

Tendo virado as costas para a verdade e, com pleno conhecimento, optado por pecar voluntária e continuamente, o apóstata não tem salvação, pois rejeitou o único e verdadeiro sacrifício pelos pecados: o Senhor Jesus Cristo. Se o sacrifício de Cristo for rejeitado, então toda a esperança de salvação se perde. Abandonar voluntariamente esse sacrifício não deixa nenhum sacrifício; deixa apenas o pecado, cuja penalidade é a morte eterna. Essa passagem não está falando de um crente que se afasta, mas de alguém que pode alegar ser crente, mas na verdade não é. Qualquer pessoa que apostata está provando que nunca teve uma fé genuína para começar (1 João 2:19).

English



Voltar à página principal em português

Hebreus 10:26 significa que um crente pode perder a salvação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries