settings icon
share icon
Pergunta

Quem eram os galileus na Bíblia?

Resposta


Na Bíblia, um galileu é um habitante da área de Israel próxima ao Mar da Galileia. Na época de Cristo, a Galileia era a mais setentrional das três províncias de Israel, acima de Samaria, no centro, e da Judéia, no sul. Aproximadamente 700 anos antes de Cristo, os habitantes israelitas da Galileia foram conquistados pela Assíria. A maioria dos judeus que viviam ali foi transferida para a Assíria, enquanto os imigrantes não judeus se mudaram para a Galileia (2 Reis 15:29-17:24). É por isso que a Bíblia às vezes se refere à área como "Galileia dos gentios" (Isaías 9:1; Mateus 4:13-16).

Os judeus tendiam a desprezar os galileus, considerando-os sem instrução e de ascendência questionável (João 1:46; 7:52). Os galileus também tinham a reputação de serem desordeiros, pois frequentemente participavam de protestos e revoltas contra os ocupantes romanos. É significativo que Jesus tenha crescido na Galileia (Mateus 2:19-23) e que na Galileia tenha recrutado a maioria de Seus discípulos, iniciado Seu ministério e realizado Seus primeiros milagres (Mateus 4:17-23; João 2:11). Por ser galileu, Jesus "era desprezado e o mais rejeitado entre os homens" (Isaías 53:3).

Nas Escrituras, vemos vislumbres de como a Galileia pode ter sido um ponto problemático para o governo romano. Gamaliel mencionou uma revolta fracassada liderada por "Judas, o galileu" em Atos 5:37. Em Lucas 13:1-3, algumas pessoas contaram a Jesus sobre um incidente envolvendo galileus: "Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam" (versículo 1). Nem as Escrituras nem a história secular fornecem mais detalhes sobre esse massacre, mas é provável que os galileus, que visitavam Jerusalém para oferecer sacrifícios, tenham sido tomados por um fervor nacionalista e iniciado um tumulto no monte do templo. O governador romano Pilatos reprimiu o distúrbio de forma rápida e violenta, matando os galileus junto com seus animais de sacrifício, talvez como uma demonstração pública de como os infratores deveriam "expiar" seus "pecados" contra Roma.

Ao ouvir sobre o massacre dos galileus, Jesus respondeu com uma advertência: "Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis" (Lucas 13:2-3). Em vez de fazer conjecturas sobre o pecado dos galileus, Jesus disse: cuide do seu próprio pecado. Todos precisam se arrepender.

Pedro, sendo galileu, falava em um dialeto aramaico do norte, e seu sotaque e vocabulário o denunciaram quando ele estava tentando permanecer anônimo na noite da prisão de Jesus. Enquanto Pedro estava sentado em um pátio durante um dos julgamentos de Jesus, uma criada se aproximou dele e disse: "Também tu estavas com Jesus, o galileu" (Mateus 26:69). Mais tarde, outra criada disse: "Este também estava com Jesus, o Nazareno" (versículo 71). Pouco tempo depois, outros disseram a Pedro: "Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia" (versículo 73). Os galileus naturalmente se destacavam para o povo de Jerusalém.

O fato de Jesus ter vivido e ministrado na Galileia é mais um exemplo de Sua identificação com aqueles que o mundo rejeita. Ele veio para buscar e salvar os perdidos, tanto durante Seu tempo na Terra como ainda hoje. Aqueles que seguirem Seu exemplo também proclamarão Sua mensagem e viverão Seus ensinamentos entre os excluídos da cultura e ministrarão aos "mais pequeninos" (Mateus 25:40).

English



Voltar à página principal em português

Quem eram os galileus na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries