settings icon
share icon
Pergunta

Por que Deus não salva todo mundo?

Resposta


"Se Deus nos ama e quer que passemos a eternidade com Ele, por que Ele não salva todo mundo agora?" Essa pergunta e outras semelhantes muitas vezes impedem que as pessoas busquem mais a Deus, pois presumem que essa pergunta é a montanha que não pode ser escalada. Mas a pergunta em si é baseada em algumas suposições errôneas. Quando essas suposições são corrigidas, a pergunta sobre por que Deus não salva todo mundo não tem mais o peso que tinha antes.

Sempre que fazemos uma pergunta sobre Deus a partir de nossa limitada perspectiva terrena, estamos trabalhando com uma desvantagem. Em essência, somos minúsculos grãos de poeira olhando para o universo e exigindo que ele faça sentido para nossas mentes finitas. Muitas vezes, quando perguntamos: "Por que Deus simplesmente não salva todo mundo?", partimos do pressuposto de que somos mais compassivos do que Deus, e isso nos coloca no caminho errado desde o início. Deus é perfeito, e Seus caminhos estão muito além da compreensão humana (Isaías 55:8-9). Quando aceitamos essa realidade e alinhamos nosso pensamento com a perspectiva dEle, nós nos posicionamos para uma compreensão maior.

O conhecimento começa no céu com Deus (Provérbios 9:10). Ele é infinitamente criativo e, em algum momento, criou nosso universo (Gênesis 1:1). Ele deu origem a tudo (Gênesis 1), exceto ao homem. Quando criou Adão, Ele se abaixou na terra e formou seu corpo de barro. Depois soprou nas narinas do homem, e "o homem tornou-se alma vivente" (Gênesis 2:7). Foi a imagem de Deus que separou a humanidade de todas as outras criaturas vivas. Essa "alma vivente" era imortal, destinada a durar para sempre. Deus escolheu criar um ser tão semelhante a Ele que o homem poderia raciocinar, refletir, intuir e ter a capacidade de tomar decisões. Sem essa capacidade de escolha, os seres humanos não teriam a imagem de Deus (consulte Gênesis 1:27). Deus respeita o que criou a tal ponto que não permitirá que nem mesmo Seu amor avassalador viole nossa vontade. Por que Deus simplesmente não salva todo mundo? Porque Ele não violará a vontade que nos deu.

Uma faceta surpreendente da criação humana de Deus é o fato de Ele ter se tornado emocionalmente vulnerável a nós. Ele não precisava fazer isso. O Deus trino sempre foi a própria definição de alegria, amor e paz; Ele é completo em Si mesmo, sem necessidades ou desejos não atendidos. Incontáveis milhões de seres criados O adoram e O servem dia e noite (Daniel 7:10; Apocalipse 5:11; 7:11; Isaías 6:1-3). No entanto, Ele dá aos seres humanos o grande privilégio de trazer-Lhe prazer ou tristeza. Podemos refletir Sua glória de maneiras exclusivas ao nosso projeto (Provérbios 16:7; Salmo 147:11; 149:4). Ou podemos rejeitar Seu amor e Seus mandamentos (Ezequiel 8:17; 33:11; 2 Reis 22:17). O ato de Deus de nos criar pode ser comparado a um marido e uma mulher que estão perfeitamente felizes e contentes consigo mesmos, mas decidem ter um filho. Essa decisão traz consigo o potencial de alegria e tristeza excessivas. Eles optaram por alterar suas vidas criando uma vulnerabilidade que não precisavam criar. Ao amarem e cuidarem dessa criança, eles desejam que a criança os ame também. Mas não forçarão o amor, porque o amor forçado não é amor de forma alguma. Por que Deus simplesmente não salva todo mundo? Porque nosso amor por Ele deve ser voluntário.

Deus derrama Seu amor e Sua provisão nesta Terra (Mateus 5:45), desejando que Suas criações humanas reconheçam Sua verdade e O amem de volta. Ele se dá a conhecer de milhares de maneiras (Salmo 19:1; 97:6; Romanos 1:19-20), trabalhando nos bastidores para nos colocar em uma posição que nos permita chegar até Ele (Isaías 46:10-11; Provérbios 16:33). Ele provê, protege e abençoa, dando à humanidade inúmeras oportunidades de olhar para cima e encontrá-Lo (Mateus 5:44; Jeremias 29:13; Romanos 2:4). Mas Ele não forçará a salvação aos que não querem. Por que Deus simplesmente não salva todo mundo? Porque as dádivas devem ser recebidas de bom grado.

Deus deu o melhor de Si - Seu Filho unigênito - para saldar nossa dívida de pecado (João 3:16-18; 2 Coríntios 5:21). Ele não considera levianamente a rejeição dessa oferta. O Pai que viu Seu próprio Filho amado ser torturado até a morte para o benefício de uma multidão ingrata se recusa a degradar esse sacrifício decidindo mais tarde que ele não era realmente necessário (veja Atos 4:12; Isaías 42:8). Por que Deus simplesmente não salva todo mundo? Porque a salvação só pode vir por meio da fé em Cristo. "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1 João 5:12).

Erramos quando, a partir de nossa perspectiva terrena, ampliamos o amor de Deus de forma desproporcional à Sua justiça, retidão e ira contra o pecado (Romanos 1:18; Isaías 61:8). O pecado é grave, e a dívida contra nosso Criador deve ser paga (Colossenses 2:14). Podemos aceitar Jesus como nosso substituto (2 Coríntios 5:21), ou podemos pagar pelo pecado nós mesmos na eternidade (Mateus 25:46; Judas 1:7). C. S. Lewis fez uma declaração famosa: "No final, há apenas dois tipos de pessoas: aquelas que dizem a Deus: 'Seja feita a tua vontade' e aquelas a quem Deus diz, no final, 'Seja feita a tua vontade'. Todos os que estão no inferno escolheram isso. Sem essa escolha própria, não poderia haver inferno. Nenhuma alma que deseje séria e constantemente a alegria jamais a perderá. Aqueles que buscam, encontram. Aqueles que batem, a porta se abre" (de O Grande Divórcio).

English



Voltar à página principal em português

Por que Deus não salva todo mundo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries