settings icon
share icon
Pergunta

Por que Deus permite os defeitos congênitos/de nascença?

Resposta


A resposta final para essa pergunta difícil é que, quando Adão e Eva pecaram (Gênesis capítulo 3), eles trouxeram o mal, a doença, a enfermidade e a morte ao mundo. O pecado tem causado estragos na raça humana desde então. Os defeitos de nascimento ocorrem por causa do pecado... não por causa dos pecados que os pais ou o bebê cometeram, mas por causa do próprio pecado. A parte mais difícil da pergunta é por que Deus permite que as pessoas nasçam com terríveis defeitos de nascimento e/ou deformidades. Por que Deus não impede que defeitos de nascimento ocorram?

O livro de Jó trata da questão de não entender por que Deus permite que certas coisas ocorram. Deus permitiu que Satanás fizesse tudo o que queria com Jó, exceto matá-lo. Qual foi a reação de Jó? "Eis que me matará, já não tenho esperança; contudo, defenderei o meu procedimento" (Jó 13:15). "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!" (Jó 1:21). Jó não entendeu por que Deus havia permitido as coisas que permitiu, mas sabia que Deus era bom e, portanto, continuou a confiar nEle. Em última análise, essa deve ser a nossa reação também. Deus é bom, justo, amoroso e misericordioso. Muitas vezes acontecem coisas que simplesmente não conseguimos entender. Em vez de duvidar da bondade de Deus, nossa reação deve ser confiar nEle. "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (Provérbios 3:5-6).

Por fim, a resposta a essa pergunta deve ser "eu não sei". Nunca seremos capazes de entender completamente Deus e Seus caminhos. É errado questionarmos por que Deus permite que algo ocorra. Simplesmente temos que confiar — assim como Jó confiou — que Ele é amoroso, bom e misericordioso mesmo quando as evidências parecem indicar o contrário. As doenças são o resultado do pecado. Deus providenciou a "cura" do pecado ao enviar Jesus Cristo para morrer por nós (Romanos 5:8). Quando estivermos no céu, estaremos livres de doenças, enfermidades e morte. Até aquele dia, teremos que lidar com o pecado, os seus efeitos e as suas consequências. No entanto, podemos louvar a Deus porque Ele pode usar e usará os defeitos congênitos e outras tragédias para o nosso bem e Sua glória. João 9:2-3 declara: "E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus."

English



Voltar à página principal em português

Por que Deus permite os defeitos congênitos/de nascença?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries