settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que de Deus não se zomba?

Resposta


Zombar de Deus é desrespeitar, desonrar ou ignorá-lo. É uma ofensa grave cometida por aqueles que não têm medo de Deus ou que negam a Sua existência. A forma de zombaria mais facilmente reconhecida é o desrespeito tipificado por insultos verbais ou outros atos de desdém associados ao ridículo, escárnio e provocação. A zombaria é uma atitude desonrosa que mostra baixa estimativa, desprezo ou até hostilidade descarada.

Na Bíblia, a zombaria é um comportamento e uma atitude demonstrados pelo tolo (Salmo 74:22), pelos ímpios (Salmo 1:1), pelo inimigo (Salmo 74:10), pelo odiador do conhecimento (Provérbios 1:22; 13:1), pelos orgulhosos (Salmo 119:51; Isaías 37:17) e pelo zombador (Provérbios 15:12). Um escarnecedor vai além da mera falta de julgamento para tomar uma decisão consciente do mal. Os escarnecedores não têm espírito de obediência, ensinabilidade, discernimento, sabedoria, adoração ou fé.

Aqueles que zombam de Deus zombam do povo de Deus também. O profeta Jeremias foi "feito motivo de riso para todo o meu povo" e sofreu "canção de deboche o dia inteiro" (Lamentações 3:14). A zombaria dos profetas de Deus era comum (2 Crônicas 36:16). Neemias foi escarnecido por seus inimigos (Neemias 2:19). Eliseu foi escarnecido pelos jovens de Betel (2 Reis 2:23). E, é claro, o nosso Senhor Jesus foi escarnecido — por Herodes e seus soldados (Lucas 23:11), pelos soldados romanos (Marcos 15:20; Lucas 23:36), por um ladrão na cruz (Lucas 23:39) e pelos líderes judeus que passaram pela cruz (Mateus 27:41).

É fácil para nós, como crentes, apontarmos o dedo àqueles que estão fora da igreja que zombam de Deus. Mas a zombaria de Deus mais sutil, e a mais perigosa, vem daqueles que estão sentados na igreja. Somos culpados de zombaria quando nos comportamos com uma demonstração externa de espiritualidade ou piedade, sem qualquer envolvimento interno ou mudança de coração.

Charles G. Finney, um pregador de 1800, escreveu sobre os efeitos de zombar de Deus: "Zombar de Deus é fingir amá-lo e servi-lo quando não o fazemos; agir de maneira falsa, ser insincero e hipócrita em nossas profissões, fingindo obedecer, amar, servir e adorá-lo, quando não o fazemos. . . . Zombar de Deus entristece o Espírito Santo e cauteriza a consciência; e assim as bandas de pecado se tornam mais e mais fortes. O coração fica gradualmente endurecido por esse processo."

Deus adverte que a zombaria do que é santo será punida. Sofonias previu a queda de Moabe e Amom, dizendo: "Isso lhes sobrevirá por causa do seu orgulho, porque zombaram e se gabaram contra o povo do Senhor dos Exércitos" (Sofonias 2:10). Isaías 28:22 adverte que a zombaria fará com que as cadeias do pecado de Judá se tornem mais fortes e que a destruição virá em seguida. Provérbios 3:34 diz que Deus zomba do escarnecedor, mas dá graça aos humildes e oprimidos. 2 Reis 2:24 registra o castigo que aconteceu aos jovens que zombaram de Eliseu.

É isso o que significa que não se zomba de Deus. Há repercussões por ignorar as diretrizes de Deus e escolher voluntariamente o pecado. Adão e Eva tentaram fazer isso e trouxeram tristeza e morte ao mundo (Gênesis 2:15–17; 3:6, 24). O engano de Ananias e Safira provocou um julgamento rápido e público (Atos 5: 1–11). Gálatas 6:7 declara um princípio universal: "Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá."

Deus não pode ser enganado (Hebreus 4:12–13). O pecado de Acã (Josué 7) e a fuga de Jonas (Jonas 1) não eram desconhecidos por Deus. As repetidas palavras de Jesus para todas as igrejas em Apocalipse 2–3 foram: "Conheço as obras que você realiza". Somente nos enganamos quando pensamos que nossas atitudes e ações não são vistas por um Deus todo-poderoso e onisciente.

A Bíblia nos mostra o caminho para viver uma vida abençoada, às vezes pelos bons exemplos de homens e mulheres piedosos e às vezes pelos exemplos negativos daqueles que escolhem seguir outro caminho. O Salmo 1:1–3 diz: "Bem-aventurado aquele que não anda em sintonia com os ímpios ou fica no caminho que os pecadores tomam ou sentam na companhia de zombadores, mas cujo prazer está na lei do Senhor, e quem medita em sua lei dia e noite. Essa pessoa é como uma árvore plantada por correntes de água, que produzem seus frutos na estação e cujas folhas não murcham — o que elas fazem prospera. "

English



Voltar à página principal em português

O que significa que de Deus não se zomba?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries