settings icon
share icon
Pergunta

Por que Deus vai libertar Satanás após o reinado de 1.000 anos?

Resposta


Apocalipse 20:7-10: "Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos." Nesta passagem a Bíblia prediz uma rebelião final, instigada pelo diabo, e a vitória decisiva sobre ela.

No início do milênio, somente os crentes estarão vivos (Apocalipse 19:17-21) - aqueles que sobreviverem a tribulação e aqueles que retornam com o Senhor na Sua segunda vinda. Será um tempo de paz sem paralelo na história (Isaías 2:4, Joel 3:10, Miqueias 4:3). Jesus se sentará no trono de Davi, governando toda a Sua criação. Jesus se assegurará de que todos terão todas as necessidades supridas, e não tolerará o pecado tão prevalecente na sociedade de hoje (Salmo 2:7-12, Apocalipse 2:26-29, 19:11-16). É incrível imaginar um tempo como esse "céu na terra".

É provável que os crentes que sobreviverem a tribulação serão mortais e irão repovoar a terra durante o reino milenar. Sem a devastação e consequências do pecado, podemos imaginar que o crescimento da população durante o milênio será enorme. Todos aqueles que nascerem durante o milênio desfrutarão dos benefícios e bênçãos do reinado de Cristo sobre a terra. No entanto, ainda nascerão com uma natureza pecaminosa e terão que se arrepender e crer livremente no evangelho, escolhendo pessoalmente Cristo como Salvador e Senhor.

No final do milênio, Satanás será solto do abismo. Ele começará a enganar uma vasta multidão para segui-lo em uma rebelião final. Parece que quanto mais a tribulação retroceder na história, mais que a humanidade enxergará suas vidas pacíficas como garantidas. Alguns podem até duvidar da bondade de Deus. Embora diga-se que o número que se rebela com Satanás seja como "a areia do mar" (Apocalipse 20:8), ele ainda pode ser uma minoria em comparação com o número que não se rebela.

Já que Deus sabe do problema que Satanás causará (novamente) no mundo, por que Ele o liberta? As Escrituras não dão uma resposta definitiva. Entretanto, uma das razões pode ser dar à humanidade um teste final. Por mil anos, o tentador estará trancado, e a maioria dos mortais na terra nunca terá experimentado uma tentação externa do reino espiritual. Deus criou a humanidade com um livre-arbítrio, e Ele permite que essa vontade seja testada. Os futuros "milenistas" - os nascidos durante o reino milenar - ainda precisarão fazer uma escolha consciente de seguir a Cristo ou seguir a Satanás. Deus libertando o diabo proporcionará uma oportunidade para escolherem.

Uma outra razão possível para que Deus libere Satanás é demonstrar a extensão da natureza do pecado inerente a toda a humanidade (ver Jeremias 17:9). Mesmo depois de mil anos de uma utopia divina na terra, a humanidade terá uma capacidade latente de se rebelar. Uma outra razão para libertar Satanás pode ser ensinar-nos mais uma vez quão facilmente somos enganados. Assim como Adão e Eva rejeitaram o seu Éden por causa de algumas palavras do enganador, assim também farão multidões de seus descendentes. Somos de carne e osso, e somos propensos ao engano.

Ao liberar Satanás do poço, Deus também pode pretender revelar algo sobre Sua própria natureza. Durante 1.000 anos, Sua graça e bondade serão mostradas continuamente, mas no final desse tempo, Ele terá tolerância zero para a rebelião. Sua justiça cairá, e Ele não oferecerá uma "segunda chance" para aqueles que escolherem se rebelar.

Deus libertando Satanás no final do milênio também mostrará que Satanás tem sido e sempre será o inimigo da humanidade. Assim como Deus fixou Seu amor sobre nós, Satanás tem por nós um ódio especial. Desde a queda de Satanás (Isaías 14, Ezequiel 28), ele tem sido o adversário dos crentes, e é apropriadamente descrito como o enganador final da humanidade (João 8:44). Tudo que ele pode dar ou prometer ao homem é morte e destruição (João 10:10). Satanás também é mostrado em Apocalipse 20 como sendo um inimigo verdadeiramente derrotado, e seu destino final é certo junto com o de todos os que o seguem. Satanás é um ser criado que é impotente diante de Deus.

Por que Deus libertará Satanás no fim dos mil anos? Poderíamos facilmente perguntar por que Deus permite a Satanás qualquer liberdade, mesmo agora. No fim das contas, a resposta deve ser encontrada no plano soberano de Deus para revelar a plenitude de Sua glória. A soberania de Deus se estende até a Satanás, e Deus é capaz de usar qualquer coisa – até mesmo as ações malignas de Satanás - para realizar o Seu plano santo (ver 1 Timóteo 1:20 e 1 Coríntios 5:5).

English



Voltar à página principal em português

Por que Deus vai libertar Satanás após o reinado de 1.000 anos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries