settings icon
share icon
Pergunta

Será que Deus tem um senso de humor?

Resposta


Talvez a melhor indicação de que Deus tenha um senso de humor seja o fato de que Ele criou o homem à Sua imagem (Gênesis 1:27), e certamente as pessoas são capazes de perceber e expressar humor. O "senso de humor" pode ser definido como "a capacidade de poder reconhecer, apreciar ou expressar o que é engraçado". De acordo com essa definição, Deus deve mostrar uma capacidade de perceber, apreciar ou expressar o que é cômico. A dificuldade é que as pessoas percebem o que é cômico de maneira diferente, e o que o homem pecador entende como engraçado não divertirá um Deus santo e perfeito. Muito do que o mundo chama de humor não é engraçado, mas crasso e grosseiro, e não deve fazer parte na vida de um cristão (Colossenses 3:8). Às vezes o humor é expresso às custas de outros (destruindo ao invés de edificando), novamente algo contrário à Palavra de Deus (Colossenses 4:6; Efésios 4:29).

Um exemplo do humor de Deus é quando os israelitas usavam a Arca da Aliança como um amuleto de boa sorte para levar à batalha, e os filisteus acabaram capturando-a e colocando-a no templo diante do ídolo de Dagom. Eles entraram no templo no dia seguinte e encontraram Dagom caído com o rosto em terra. Eles o colocaram de volta. Na manhã seguinte, lá estava ele novamente, mas desta vez tinha as mãos e a cabeça cortadas como um símbolo de sua impotência diante do Deus da arca (1 Samuel 5:1-5). Deus colocando Dagom em uma posição de submissão à Sua arca é uma imagem cômica.

Esse incidente é um exemplo de Deus rindo da tolice daqueles que se opunham a Ele. "Proferem ameaças; em seus lábios há espadas. Pois dizem: 'Quem vai ouvir?' Mas tu, Senhor, vais rir deles; zombarás de todas as nações" (Salmo 59:7-8). O Salmo 2 também revela Deus rindo daqueles que se rebelariam contra o Seu reinado (versículo 4). É como a imagem cômica de uma criança em idade pré-escolar que ficou chateada com os pais e decide fugir de casa... até a casa do vizinho. Mas obviamente há um lado sério nisso também, e embora a imagem de um homem fraco e bobo tentando ir contra um Deus onipotente e onisciente seja cômica, Deus não Se deleita com a desobediência e suas consequências, mas prefere vê-lo se arrepender (Ezequiel 33:11; Mateus 23:37-38).

Uma pessoa não conta piadas na presença de alguém que acabou de perder um ente querido; piadas tolas não são apropriadas nessas ocasiões. Do mesmo modo, Deus está focado nos perdidos e procurando por aqueles que cuidarão dessas almas como Ele. É por isso que as nossas vidas (apesar de ter momentos refrescantes e de humor) devem ser caracterizadas por "sobriedade" (seriedade em fazer a nossa vida valer a pena para Cristo) (1 Tessalonicenses 5:6, 8; Tito 2:2, 6).

English



Voltar à página principal em português

Será que Deus tem um senso de humor?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries