settings icon
share icon
Pergunta

Deus criou o pecado?

Resposta


Deus criou o universo em seis dias, mas, originalmente, o pecado não existia — tudo o que Ele fez foi "muito bom" (Gênesis 1:31). O pecado entrou no cosmos devido a um ato de rebelião contra Deus, não porque Deus criou o pecado.

Precisamos definir o "pecado". Primeiro João 3:4 diz: "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei." Portanto, o pecado é qualquer violação da santa lei de Deus. Romanos 3:23 diz: "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus". De acordo com esse versículo, o pecado é qualquer coisa (palavras, pensamentos, ações e motivações) que fique aquém da glória e perfeição de Deus. Todos nós pecamos. Romanos 3:23 também ensina que devemos conhecer o caráter de Deus antes que possamos definir com precisão o pecado, porque a Sua glória é o padrão pelo qual o medimos (Salmo 119:160; João 17:17). Sem um padrão perfeito, não há como determinar se algo é imperfeito. Sem o padrão absoluto da glória de Deus, cada palavra ou ação seria julgada pelo padrão defeituoso e instável das pessoas imperfeitas. Toda regra, lei e dogma moral se tornariam uma questão de opinião. E a opinião do homem é tão variada e mutável quanto o clima.

Se um construtor constrói sobre uma base que não é quadrada, ele arrisca a integridade de todo o projeto. O edifício não melhora à medida que sobe; fica mais fraco e mais fora de linha. No entanto, quando o ponto de partida é perfeito, o restante da estrutura será sólido. Os fundamentos morais funcionam da mesma maneira. Sem a lei moral de Deus, não temos como saber o certo do errado. O pecado se trata de afastar-se cada vez mais do que é certo. Quanto mais nos afastamos do padrão moral de Deus, pior o pecado se torna.

Deus criou os homens e anjos com livre-arbítrio e, se um ser tem livre arbítrio, há pelo menos o potencial de que escolherá mal. Deus criou os seres humanos à Sua imagem e, uma vez que Ele é livre, os seres humanos também foram criados livres (Gênesis 1:27). O livre-arbítrio envolve a capacidade de escolher e, depois que Deus comunicou o padrão moral, Ele deu ao homem uma escolha verdadeira (Gênesis 2:16-17). Adão escolheu a desobediência. Deus não tentou, coagiu ou atraiu Adão à desobediência. Tiago 1:13 diz: "Ninguém, ao ser tentado, diga: 'Sou tentado por Deus.' Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém." Deus permitiu a Adão a dignidade da livre escolha e a honrou com consequências apropriadas (Romanos 5:12).

Deus proporcionou a oportunidade de pecar, mas não criou ou instigou o pecado. Ter a oportunidade foi uma coisa boa; sem ela, os seres humanos seriam pouco mais que robôs. Deus ordena, implora e nos encoraja a segui-lO (Êxodo 19:5; Deuteronômio 12:28; 1 Samuel 15:22). Ele promete bênçãos, comunhão e proteção quando obedecemos (Jeremias 7:23; Salmo 115:11; Lucas 11:28). Não obstante, Ele não nos acorrenta. Deus não colocou uma cerca em volta da árvore proibida no Jardim do Éden. Adão e Eva tiveram a liberdade para escolher obedecer ou desobedecer. Quando escolheram o pecado, também escolheram as consequências que o acompanhavam (Gênesis 3:16–24).

O mesmo se aplica a todos os seres humanos desde então. A oportunidade de pecar é inerente à nossa liberdade de escolha. Podemos escolher buscar a Deus, o que leva a uma vida justa (Jeremias 29:13; 2 Timóteo 2:19). Ou podemos optar por seguir nossas próprias inclinações, o que nos afasta de Deus (Provérbios 16:5). A Bíblia deixa claro que, seja qual for o caminho que escolhermos, as consequências seguirão. Colhemos o que semeamos (Gálatas 6:7). Algumas consequências são eternas. Mateus 25:46 diz que aqueles que não seguem a Jesus "irão para o castigo eterno, porém os justos irão para a vida eterna."

Deus julga as pessoas (Eclesiastes 12:14) e nações (Miqueias 5:15) que usam o seu livre-arbítrio para se rebelarem contra Ele. Deus não criou e nem cria o pecado. Ele também não Se deleita em punir aqueles que escolhem pecar (Ezequiel 33:11). O Seu desejo é que todos cheguem ao arrependimento e experimentem a bênção e a alegria da vida eterna com Ele (2 Pedro 3:9).

English



Voltar à página principal em português

Deus criou o pecado?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries