settings icon
share icon
Pergunta

Por que Deus ficou tão zangado com Davi por ter feito o censo?

Resposta


Segundo Samuel 24:1 diz: "O SENHOR se enfureceu outra vez contra Israel e incitou Davi contra eles, dizendo: Vai, faze a contagem de Israel e Judá." O relato paralelo do incidente que envolveu o censo, no entanto, revela que foi Satanás quem incitou Davi a fazer o censo: "Então Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a fazer a contagem de Israel" (1 Crônicas 21:1). Essa discrepância é frequentemente explicada pelo entendimento de que, para atingir Seus propósitos, às vezes Deus permite soberanamente que Satanás aja. Deus pode usar Satanás de várias maneiras, e o resultado é o refinamento, a disciplina e a purificação dos crentes desobedientes (Lucas 22:31-32; 1 Coríntios 5:1-5; 2 Coríntios 12:7-10). Esse pode ter sido o caso de Davi. Deus permitiu que Satanás o tentasse, e Davi pecou, revelando o seu orgulho, e Deus então tratou Davi da mesma forma.

Há outras considerações sobre as passagens que relacionam o censo pecaminoso de Davi. Aqui está 2 Samuel 24:1 em quatro traduções:

"E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles..." (ACF).

"Tornou a ira do Senhor a acender-se contra os israelitas, e ele incitou a Davi contra eles..." (ARA).

"Mais uma vez a ira do Senhor se acendeu contra os israelitas, e ele incitou Davi contra eles..." (NAA).

"Mais uma vez, irou-se o Senhor contra Israel. E incitou Davi contra o povo..." (NVI).

Observe que algumas versões dizem que a ira do Senhor foi o que levou Davi a fazer o censo. As outras traduções dizem que "ele" (o Senhor) foi o incitador. A razão para as diferenças na tradução é que, no idioma original, não há sujeito para o verbo incitar. O fato é que não nos é dito quem exatamente incitou Davi a fazer o censo. Para traduzir o versículo literalmente, diríamos: "Houve quem incitou Davi contra eles" ou "Porque alguém incitou Davi contra eles". As traduções acima interpretaram isso como se fosse Deus ou Sua ira que levou Davi a fazer o censo. Mas há outras opções:

- A coisa não declarada que levou Davi a realizar o censo poderia ter sido a própria imaginação maligna de Davi.

- O "alguém" que moveu Davi poderia ser Satanás, como diz 1 Crônicas 21:1.

- O "adversário" (o significado da palavra Satanás) mencionado em 1 Crônicas poderia ser outra pessoa que não o diabo; poderia ter sido um conselheiro anônimo de Davi que o induziu a uma ação tola (ou pecaminosa).

Quanto ao motivo pelo qual Deus estava zangado com Davi, naquela época, um homem só tinha o direito de contar ou numerar o que lhe pertencia. Israel não pertencia a Davi; Israel pertencia a Deus. Em Êxodo 30:12, Deus disse a Moisés: "Quando fizeres a contagem dos israelitas para o censo, cada um deles dará ao SENHOR o resgate da sua vida, para que não haja entre eles nenhuma praga por ocasião do censo." Cabia a Deus ordenar um censo e, se Davi contou, só deveria tê-lo feito por ordem de Deus, recebendo um resgate para "expiar" a contagem. É por isso que Deus se irritou novamente com Israel e é também por isso que Davi ficou "com a consciência pesada" depois de contar Israel. Davi sabia que estava errado e implorou a Deus que tirasse a culpa de seu pecado (2 Samuel 24:10).

Deus deu a Davi a opção de escolher entre três punições por seu pecado - três anos de fome, três meses de fuga diante de seus inimigos ou três dias de praga. Davi escolheu a terceira opção, e o Senhor então puniu Israel com uma praga que matou 70.000 homens, de Dã, no norte, a Berseba, no sul. Quanto ao motivo pelo qual Deus puniu toda a nação pelo pecado do rei, essa é exatamente a pergunta que Davi faz em 2 Samuel 24:17. Por que, se foi ele quem pecou, o povo teve que sofrer? Ele até pediu que a mão de Deus fosse contra ele e sua família apenas, e que Deus poupasse o povo. Mas, assim como no relato de Jó, Deus preferiu não dar um motivo para Suas ações. Talvez tenha sido por causa da multiplicação de pecados e da rebelião de Israel contra Deus ao longo dos séculos. Talvez tenha sido uma lição para o povo (e para nós também) de que o povo sofre quando seus líderes se desviam. A realidade é que Deus não justificou Suas ações com um motivo, e nem precisa justificar.

Das três opções apresentadas a Davi, as duas primeiras teriam envolvido algum nível de dependência da misericórdia do homem: a guerra, é claro, seria tão severa quanto o inimigo quisesse; a fome exigiria que Israel buscasse alimento em outras nações, contando com a piedade de seus vizinhos. Em vez de confiar na misericórdia de qualquer ser humano, Davi optou por confiar na misericórdia de Deus - a peste era, afinal de contas, a forma mais direta de punição de Deus, e na peste eles só podiam buscar alívio em Deus.

O salmista nos diz: "Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito; a promessa do SENHOR é provada; ele é um escudo para todos os que nele se refugiam" (Salmo 18:30). Se os caminhos de Deus são "perfeitos", então podemos confiar que tudo o que Ele faz - e tudo o que Ele permite - também é perfeito. Nossa responsabilidade para com Deus é obedecê-Lo, confiar nEle e nos submetermos à Sua vontade, quer a entendamos ou não.

Como vemos em 2 Samuel 24:16, Deus ficou triste com as coisas que estavam acontecendo com o Seu povo e cancelou a punição. Mesmo em Sua repreensão, Deus ainda mostra o Seu amor e misericórdia.

English



Voltar à página principal em português

Por que Deus ficou tão zangado com Davi por ter feito o censo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries