settings icon
share icon
Pergunta

O que significa o fato de os cristãos serem adotados por Deus?

Resposta


Adotar alguém é tornar essa pessoa um filho ou filha legal. A adoção é uma das metáforas usadas na Bíblia para explicar como os cristãos são introduzidos na família de Deus. Jesus veio "a fim de que recebêssemos a adoção de filhos" (Gálatas 4:5), e Ele foi bem-sucedido: "Porque não recebestes um espírito de escravidão para vos reconduzir ao temor, mas o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!" (Romanos 8:15).

A Bíblia também usa a metáfora de "nascer de novo" na família de Deus (João 3:3), o que parece estar em desacordo com o conceito de adoção porque, normalmente, ou uma pessoa nasce em uma família ou é adotada, não ambos. No entanto, não devemos dar muita importância a essa diferença, pois ambos os conceitos são metáforas e não devem ser usados um contra o outro.

A adoção não era comum no mundo judaico. A posição de uma pessoa era baseada em seu nascimento. Essa é a razão pela qual, se um homem morresse, seu irmão deveria se casar com a viúva. O primeiro filho que nascesse do novo casamento seria legalmente considerado filho do irmão morto, para que a linhagem familiar continuasse. Nunca se pensou na possibilidade de a viúva adotar um filho para dar continuidade ao nome da família. Em João 3, Jesus está falando com Nicodemos, um líder judeu, e usa o conceito judaico de nascer de novo (ou nascer do alto) para explicar como alguém é introduzido na família de Deus.

No mundo romano, a adoção era uma prática significativa e comum. Hoje, podemos escrever um testamento e deixar nossa riqueza e propriedade para quem quisermos, homem ou mulher. No mundo romano, com poucas exceções, um homem tinha de passar sua riqueza para seu(s) filho(s). Se um homem não tivesse filhos ou se achasse que seus filhos eram incapazes de administrar sua riqueza ou não eram dignos dela, ele teria de adotar alguém que seria um filho digno. Essas adoções não eram infantis, como é comum hoje em dia. Normalmente, eram adotados meninos mais velhos e homens adultos. Em alguns casos, o adotado podia até ser mais velho do que o homem que o estava adotando. Quando a adoção era aprovada legalmente, o adotado tinha todas as suas dívidas canceladas e recebia um novo nome. Ele seria o filho legal de seu pai adotivo e teria direito a todos os direitos e benefícios de um filho. Um pai poderia renegar seu filho natural, mas a adoção era irreversível.

No livro Ben-Hur: A Tale of the Christ (Ben-Hur: Um Conto de Cristo) e no filme estrelado por Charleton Heston, vemos um retrato vívido da adoção romana. No filme, Judá Ben-Hur (um judeu) foi aprisionado em um navio romano como remador. Quando o navio afunda em uma batalha, Judá escapa e salva a vida de um comandante romano, Arrius. O único filho de Arrius foi morto, e ele acaba adotando Judá, que é perdoado por seus supostos crimes. Ele também recebe um novo nome, "jovem Arrius", e tem todos os direitos de herança. Na cena em que a adoção é anunciada, Arrius tira seu anel de sinete ancestral e o dá ao jovem Arrius. O jovem Arrius diz que recebeu "uma nova vida, um novo lar, um novo pai".

Paulo, escrevendo para o público romano, usa a metáfora da adoção, que um público romano teria entendido. Gálatas 4:3-7 diz: "Assim também nós, quando éramos menores, estávamos debaixo da escravidão aos princípios elementares do mundo. Vindo, porém, a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Portanto, tu não és mais escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro por obra de Deus." Nessa passagem, os cristãos nascem escravizados, mas Jesus os tira da escravidão e eles são adotados pelo Pai e recebem o Espírito, portanto, agora são herdeiros.

Quando chegamos à fé em Cristo, nossas dívidas são canceladas, recebemos um novo nome e todos os direitos que os herdeiros de Deus possuem. Uma diferença em relação à adoção romana é que os cristãos não são adotados porque Deus acha que eles serão herdeiros dignos. Deus adota pessoas que são completamente indignas, porque Ele adota com base em Sua graça.

Portanto, os cristãos nasceram na família de Deus (usando uma metáfora judaica) e foram adotados na família de Deus (usando uma metáfora romana). O resultado final é o mesmo: os cristãos são eternamente parte da família de Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que significa o fato de os cristãos serem adotados por Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries