settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a telepatia ou a psicocinese?

Resposta


A telepatia (a capacidade de ler os pensamentos de outra pessoa) e a telecinesia (a capacidade de mover um objeto com a mente) são ferramentas robustas no reino dos super-heróis. De Star Wars aos X-Men, os poderes mentais parecem ser onipresentes. No entanto, o que a Bíblia diz sobre esses “super poderes”?

A Bíblia realmente tem muito a dizer sobre conhecer os pensamentos de outra pessoa. Gênesis 6:5 diz: “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”. Em 1 Crônicas 28:9, Davi diz a seu filho Salomão: “... o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento”. O Salmo 94:11 diz: “O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são pensamentos vãos”. E Jesus conhecia os pensamentos dos escribas em Mateus 9:4. No entanto, não podemos conhecer os pensamentos uns dos outros. 1 Coríntios 2:11 diz: “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está?” Deus não criou os humanos para serem capazes de se comunicar simplesmente através do pensamento. Em vez disso, Ele nos deu formas de comunicação que exigem muito mais trabalho e humildade, formas que geram comunidade em vez de transferências de informações simples e rápidas.

Há aqueles que parecem ter habilidades que lembram a telepatia. As mães são particularmente boas nisso. No entanto, não é nada misterioso. Trata-se simplesmente de conhecer os outros bem o suficiente e conhecer a sua situação o suficiente para poder fazer uma suposição precisa e educada sobre os seus motivos. Jó exemplifica isso em Jó 21:27 quando diz a um de seus “consoladores”: “Vede que conheço os vossos pensamentos e os injustos desígnios com que me tratais”. Ele conhece bem seu amigo e já assistiu a palestras suficientes para conhecer a perspectiva de Zofar. Isso não é telepatia. Isso é só prestar atenção.

A Bíblia também menciona casos de objetos se movendo ou se transformando em outra coisa. Em Gênesis 5:24 “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” Em 1 Reis 17:15, a farinha e o óleo de uma viúva milagrosamente continuam a fornecer durante uma longa seca. No próximo capítulo, fogo cai do céu para consumir um sacrifício saturado de água. Em João 2, a água se transforma em vinho. Entretanto, em todos esses casos, o propósito da transformação ou movimentação de materiais era glorificar a Deus e autenticar o Seu mensageiro. Em nenhum momento foi usado apenas por conveniência ou para fins frívolos.

É possível, no entanto, que o inimigo use sinais semelhantes para chamar a atenção para si mesmo. Moisés enfrentou isso quando os magos do Faraó transformaram seus cajados em cobras (Êxodo 7:12) e trouxeram rãs (Êxodo 8:7). É possível, mesmo agora, que as pessoas façam coisas estranhas acontecerem. Mas devemos examinar o que exatamente está acontecendo. Os humanos não podem usar suas mentes para mover ou criar objetos. Aqueles no reino espiritual podem. Assim, toda ocorrência misteriosa deve ser alimentada por Deus ou pelo inimigo. Se Deus é glorificado através do evento, se Ele fez com que o evento ocorresse para validar o Seu profeta, podemos deduzir que o evento ocorreu por meio dEle. Se, no entanto, o evento foi frívolo e não teve nada a ver com a glória de Deus, deve ter vindo de outra fonte. E a Bíblia deixa claro que a feitiçaria e a bruxaria devem ser evitadas a todo custo.

Deus criou os humanos para interagir de maneiras específicas, maneiras que promovem a comunidade e O glorificam. Algumas pessoas podem ser abençoadas com uma percepção aguçada, mas isso não significa que tenham telepatia. Os profetas antigos receberam a capacidade de pedir a Deus que agisse em seu favor de maneiras milagrosas, mas não tinham poderes de psicocinese. Devemos buscar a nossa força do Espírito Santo. Tentar ler os pensamentos de outra pessoa, mover objetos ao redor de uma sala ou criar uma bola de energia levam tempo e esforço para longe da dedicação de amar a Deus e amar os outros e abre uma porta perigosa para o mundo do ocultismo.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a telepatia ou a psicocinese?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries