settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o tédio?

Resposta


O tédio é o estado emocional ou físico que se experimenta devido à falta de estímulo mental, atividades a fazer ou interesse pelo que nos rodeia. A vida não é um filme de ação, portanto, todos sofreremos momentos de apatia e tédio. Provérbios 19:15 fala sobre como a "preguiça" pode levar a circunstâncias desagradáveis. Experimentar o tédio não é pecado, mas as atitudes e decisões que levam ou surgem do tédio podem ser prejudiciais à fé de um cristão.

Os cristãos devem se esforçar para viver com paixão - não apatia - e superar o tédio com uma atitude positiva. Se ficamos entediados porque somos preguiçosos, então há um problema. Provérbios 6:6-11 nos oferece uma severa advertência contra a preguiça: "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado."

Satanás ama mãos ociosas, porque a preguiça leva à falta de motivação, o que impede os cristãos de buscar a vontade de Deus. Primeira Timóteo 5:13 fala sobre como a ociosidade também pode levar a atividades pecaminosas. Sem um objetivo claro em um mundo caído, a depravação do entretenimento se torna uma alternativa tentadora ao tédio. No entanto, 2 Coríntios 5:17 nos diz que “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Os cristãos podem escolher não pecar e viver de uma maneira que honre a Deus. O tédio e a indiferença não precisam direcionar nosso futuro.

Colossenses 3:23-24 diz: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo”. Os crentes glorificam a Deus quando vivem suas vidas plenamente, dando um testemunho “tranquilo” vivendo como Cristo viveria (Mateus 5:16). O apóstolo Paulo evitou o tédio com trabalho árduo para ajudar os fracos e atender às necessidades do ministério (Atos 20:34-35). Em Atenas, quando Paulo tinha "tempo de inatividade" enquanto esperava por Timóteo e Silas, ele nunca ficava entediado: Paulo pregava para quem quisesse ouvir (Atos 17:16-17).

Lutar contra o tédio às vezes pode ser um desafio, mas com um pouco de esforço você provavelmente fará uma lista de atividades mais produtivas: limpar sua casa, ler um livro, passar tempo com um amigo ou parente, memorizar algumas escrituras, orar. Se não tiver nada para fazer, imite o exemplo de Jesus encontrando maneiras de servir aos outros. "Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Marcos 10:45). Até mesmo tomar café ou chá com um amigo pode ser um presente reconfortante de amor.

Aproveite ao máximo seu tempo nesta terra, pois a vida é apenas um vapor (Tiago 4:14). Aproveite o tempo (Efésios 5:16). Não deixe o inimigo tirar vantagem através do tédio. "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:8). Podemos escolher usar nosso tempo com sabedoria para Deus e não permitir que o tédio ou o pecado sufoquem nossa capacidade de seguir a vontade de Deus (Romanos 12:2).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o tédio?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries