settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a segurança?

Resposta


Em um mundo cada vez mais inseguro, as pessoas buscam segurança e proteção. Exércitos se enfrentam em vastos desertos, países se equipam com armas nucleares, ideias revolucionárias colocam em risco milhões de pessoas. Em nosso ambiente, enfrentamos cada vez mais ameaças à nossa segurança e à de nossas famílias. A segurança física é a coisa mais importante para muitos. A Bíblia tem muito a dizer sobre a segurança, tanto física quanto espiritual.

No Antigo Testamento, Deus prometeu aos israelitas que viveriam em segurança na terra se obedecessem a Seus mandamentos (Levítico 25:18-19; 26:3-5; Deuteronômio 12:10). Quando o povo de Deus se afastou dEle e seguiu outros deuses, sua segurança foi ameaçada, levando ao desastre. Os altos e baixos registrados no Livro dos Juízes claramente vinculam a segurança nacional do antigo Israel à sua obediência à Palavra de Deus. A palavra hebraica traduzida como "segurança" no Antigo Testamento significa "um lugar de refúgio; proteção, confiança, esperança". Provérbios 18:10 descreve o nome do Senhor como uma torre forte para a qual os justos correm e encontram refúgio. De acordo com Provérbios 29:25, a segurança também inclui a confiança no Senhor.

O Novo Testamento não negligencia a segurança física. Jesus falou sobre carregar uma espada para proteção (Lucas 22:36), e Paulo manteve-se a salvo daqueles que queriam feri-lo fisicamente em várias ocasiões (Atos 9:25; 17:10; 19:30; 23:10). No entanto, o Novo Testamento se concentra mais na segurança espiritual, ou seja, na salvação. Jesus e os escritores do Novo Testamento tinham muito a dizer sobre a segurança. A segurança espiritual é encontrada em apenas um lugar: fé no sangue derramado de Cristo como pagamento por nossos pecados e em Sua ressurreição (João 3:17; Atos 2:21; 4:12; Romanos 10:9; Efésios 2:8). Jesus veio ao mundo para dar segurança espiritual e segurança eterna a todos os que crêem nEle. A necessidade de segurança física é mínima comparada à necessidade universal de segurança espiritual. Pode-se estar em grande perigo de danos físicos neste mundo e ainda ter a certeza de uma eternidade de segurança no céu. Não há necessidade de temer aqueles que só podem prejudicar o corpo, mas não podem tocar na alma (veja Mateus 10:28).

Infelizmente, muitos se iludem pensando que a verdadeira segurança vem das coisas do mundo: dinheiro, conforto, posição e poder. No entanto, a segurança que essas coisas oferecem é temporária e passageira. As riquezas "abrem suas asas e voam" (Provérbios 23:5). Nada é certo neste mundo: "Vi ainda debaixo do sol que os mais rápidos nem sempre ganham a corrida, que os mais fortes nem sempre vencem a batalha, que os sábios nem sempre têm pão, que os prudentes nem sempre têm riqueza, que os inteligentes nem sempre são honrados, mas que tudo depende do tempo e do acaso" (Eclesiastes 9:11). Nenhum argumento no mundo pode fornecer segurança espiritual no céu. Paulo falou de um tempo vindouro quando o Senhor retornará à Terra. Naquele momento, aqueles que confiam em outra coisa que não seja Cristo perceberão que não têm paz nem segurança: “Porque vocês sabem perfeitamente que o Dia do Senhor vem como ladrão à noite. Quando andarem dizendo: ‘Paz e segurança’, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à mulher que está para dar à luz; e de modo nenhum escaparão" (1 Tessalonicenses 5:2-3).

Os que têm a verdadeira sabedoria temerão ao Senhor, o único que pode dar a verdadeira segurança:

“Então você andará seguro no seu caminho,
e o seu pé não tropeçará.
Quando se deitar, você não terá medo;
sim, você se deitará e o seu sono será tranquilo.
Não temerá o pavor repentino,
nem a desgraça dos ímpios, quando vier.
Porque o Senhor será a sua segurança
e ele não deixará que os seus pés sejam presos”
(Provérbios 3:23-26).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a segurança?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries