settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre encontrar satisfação na vida?

Resposta


A satisfação é a sensação de estar feliz, de que suas necessidades ou desejos foram atendidos. O contentamento parece ser uma condição rara em nosso mundo hoje, pois muitas pessoas expressam insatisfação com seus empregos, casamentos, circunstâncias e consigo mesmas. A Bíblia ensina que encontrar satisfação na vida depende de ter um relacionamento com Deus por meio de Cristo.

Uma expressão de contentamento é o prazer que sentimos quando alcançamos uma meta ou atingimos certo sucesso. Deus projetou os seres humanos com uma grande capacidade de alegria, assim como Ele mesmo (Gênesis 1:27). Deus colocou em nós a capacidade de traçar metas e alcançá-las; então Ele nos mostrou em Gênesis 1 como é o contentamento saudável. No terceiro versículo, a Bíblia já registra que Deus viu o que havia feito e que era bom. Nós entendemos esse sentimento. Quando trabalhamos para fazer algo bom, sentimos satisfação.

A satisfação sugere o contentamento, ou seja, estar satisfeito com as nossas circunstâncias. A Bíblia tem muito a dizer sobre o contentamento. 1 Timóteo 6:6-8 diz: “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada trouxemos para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.” Aprender a ser feliz é o prelúdio da satisfação.

Estar satisfeito significa que não desejamos mais nada. Quando estamos cheios, não queremos comer mais. Quando a nossa sede é saciada, não desejamos mais água. Quando estamos em um relacionamento correto com Deus, as nossas almas ficam satisfeitas. "Quem tenho eu no céu além de ti? E quem poderia eu querer na terra além de ti? Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre" (Salmo 73:25-26).

De certa forma, o coração humano é como uma criança choramingando que, deixada sozinha, nunca ficará satisfeita (Mateus 15:19; Eclesiastes 6:9; 9:3; Jeremias 17:9). Estamos acostumados a exigir constantemente mais, maior, melhor, mais marcante. Grande parte da publicidade de hoje é projetada para destruir a nossa satisfação e nos fazer acreditar que precisamos de mais do que temos. No entanto, quando os nossos corações estão cheios do Espírito Santo, as demandas de nossos corações podem ficar sob o Seu controle (Gálatas 5:16-17). Reconhecemos que Deus providenciou tudo de que precisamos para a nossa felicidade atual e, portanto, podemos sentir satisfação. Jesus disse: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10).

A satisfação com Deus não deve ser confundida com a autossatisfação. A satisfação com Deus é o estado de satisfação e gratidão pela provisão e obra de Deus em nossas vidas (1 Tessalonicenses 5:18; Efésios 5:20). A autossatisfação é uma forma de orgulho. A autossatisfação acredita que o estado agradável é resultado de nossos próprios esforços e gosta de chamar a atenção para isso. Jesus deu um exemplo de pessoas satisfeitas consigo mesmas em Lucas 12:16-21. Nesta parábola, um homem rico estava bastante satisfeito com a sua abundância e a sua vida girava em torno da satisfação de seus desejos. Jesus nos lembrou que nenhum de nós deveria estar tão satisfeito com esta vida a ponto de deixar a eternidade de lado.

Encontramos satisfação na vida quando descobrimos o nosso verdadeiro propósito de estarmos aqui. Enquanto perseguirmos nossas próprias ideias sobre o que pode nos satisfazer, nunca o encontraremos. Como uma criança que persegue bolhas de sabão, estamos convencidos de que, se conseguíssemos colocar as mãos naquele lindo sonho, seríamos felizes para sempre. E então conseguimos. E desaparece. E, olha, tem outra bolha! Assim, continuamos desperdiçando nossas vidas perseguindo sonhos de felicidade com bolhas de sabão enquanto, o tempo todo, o nosso Criador espera com o manual de instruções em Suas mãos.

Paulo viveu por décadas recebendo espancamentos, apedrejamentos, encarceramentos e rejeições. Ele resumiu a satisfação terrena em Gálatas 2:20, quando escreveu: "… logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." Quando nós, com Paulo, estamos dispostos a diariamente crucificar nossa carne com suas paixões e desejos (Gálatas 5:24) e permitir que o Espírito Santo viva através de nós, encontramos uma satisfação maior do que as bolhas de sabão deste mundo jamais poderiam prometer.

A vida fica mais fácil quando reconhecemos que o nosso propósito é simplesmente refletir a glória de Deus da maneira única que Ele nos projetou (1 Coríntios 10:31; 2 Coríntios 5:20). Quando desejamos viver para Cristo, o resultado é uma satisfação que dura para sempre. Mesmo quando as necessidades ou os desejos terrenos exigem atenção, as nossas almas sabem que esse estado é temporário e que a nossa realização eterna está por vir. "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente" (Salmo 16:11; cf. Mateus 6:19-21).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre encontrar satisfação na vida?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries