settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia quer dizer quando se refere a um remanescente?

Resposta


Um remanescente é uma quantidade que sobra de uma porção ou peça maior, seja comida, material com o qual uma roupa é confeccionada ou até mesmo um grupo de pessoas. Embora os remanescentes possam ser vistos como restos inúteis, e muitas vezes são, Deus atribuiu alto valor àqueles de Seu povo que Ele separou para propósitos santos, aqueles que Ele rotula como “remanescentes” em vários lugares da Bíblia. Para começar, Isaías 10 conta a história do julgamento do Senhor sobre os assírios. No versículo 12, Deus diz: “Por isso, acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então, castigará a arrogância do coração do rei da Assíria e a desmedida altivez dos seus olhos”. Ele continua nos versículos 17-18: “Porque a Luz de Israel virá a ser como fogo, e o seu Santo, como labareda, que abrase e consuma os espinheiros e os abrolhos da Assíria, num só dia. Também consumirá a glória da sua floresta e do seu campo fértil, desde a alma até ao corpo; e será como quando um doente se definha.”

Deus então relata como Seu povo se voltará para Ele como resultado dessa tremenda demonstração de Sua força – Sua total destruição da maior parte da Assíria: “Acontecerá, naquele dia, que os restantes de Israel e os da casa de Jacó que se tiverem salvado nunca mais se estribarão naquele que os feriu, mas, com efeito, se estribarão no Senhor, o Santo de Israel. Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó” (Isaías 10:20, 21). Ele prossegue assegurando aos israelitas restantes que não precisam temer os assírios, pois em breve Ele os destruirá.

Existem outros remanescentes – aqueles que sobraram de um grupo maior – na Bíblia, embora a palavra remanescente não seja usada para descrevê-los. Noé e sua família foram o remanescente salvo dos milhões na terra antes do dilúvio (Gênesis 6). Apenas Ló e suas duas filhas sobreviveram à destruição de Sodoma e Gomorra, um remanescente realmente muito pequeno (Gênesis 19). Quando Elias se desesperou por ser o único que restava em Israel que não havia se curvado aos ídolos, Deus assegurou-lhe que havia reservado um remanescente de 7.000, ou seja, “todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou” ( 1 Reis 19).

A escolha soberana de Deus sobre quem Ele salvará também pode ser vista no Novo Testamento: “Mas, relativamente a Israel, dele clama Isaías: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Porque o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra, cabalmente e em breve” (Romanos 9:27-28). Isso sugere que grandes multidões de israelitas seriam rejeitadas. Se apenas um remanescente seria salvo, então muitos seriam perdidos, e este era exatamente o ponto que Paulo estava se esforçando para estabelecer. Embora a palavra remanescente signifique “o que resta”, particularmente o que pode permanecer após uma batalha ou uma grande calamidade, neste versículo, significa “uma pequena parte ou porção”. Da grande multidão de israelitas, restarão tão poucos que será apropriado dizer que era um mero remanescente.

Claro, o remanescente mais abençoado é o da verdadeira Igreja, o corpo de Cristo, escolhido entre os milhões que viveram e morreram ao longo dos séculos. Jesus deixou claro que esse remanescente seria pequeno quando comparado ao número de pessoas na terra ao longo da história. “Muitos” encontrarão o caminho para a destruição eterna, mas “poucos” encontrarão o caminho para a vida eterna (Mateus 7:13-14). Nós que cremos em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador podemos, com grande paz, descansar no fato de que pertencemos ao “remanescente”.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia quer dizer quando se refere a um remanescente?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries