settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a pureza?

Resposta


A pureza é a ausência de tudo o que contamina. A pureza é a qualidade de não haver defeitos, nem erros, nem adulterações. A água pura é livre de qualquer outra substância. O ouro puro foi refinado a tal ponto que toda a escória foi removida. E uma vida pura é aquela em que o pecado não determina mais as escolhas que uma pessoa faz.

A pureza é importante para Deus, que é o único verdadeiramente puro. Freqüentemente, a pureza é usada nas escrituras como um meio de comunicar santidade ou perfeição. Quando Moisés estava construindo o tabernáculo, Deus especificou que o candelabro e outros itens dentro do Lugar Santo fossem feitos "de ouro puro" (Êxodo 25:31; cf. 37:2, 16). O óleo usado no tabernáculo deveria ser puro, assim como o incenso (Levítico 24:2, 7). O Senhor tem olhos "puros" (Habacuque 1:13) e fala palavras "puras" (Salmo 12:6). A Nova Jerusalém é descrita como uma cidade "de ouro puro, semelhante a vidro límpido" (Apocalipse 21:18).

Quando Deus criou os céus e a terra (Gênesis 1-2), tudo era puro. Não havia morte, decadência, poluição ou pecado. Deus cria coisas puras porque Ele é puro. Nele não há confusão, contradição ou transigência. Tudo o que Ele faz é bom (Salmo 18:30; 145:17). Ele criou os seres humanos para refletir a Sua imagem e viver em comunhão pura e ininterrupta com Ele (Gênesis 1:27). No entanto, o pecado é a causa da corrupção da pureza (Salmo 14:3). A impureza é freqüentemente mencionada como um dos fatores que nos afastam da presença de Deus (Colossenses 3:5-6; Gálatas 5:19-21; 1 Coríntios 6:9-10). A impureza torna uma pessoa ou nação incapaz de entrar na presença de Deus (Josué 3:5; Apocalipse 21:27; Efésios 5:5; Tiago 4:8). Para ter comunhão com um Deus santo, devemos recuperar a pureza que Ele originalmente planejou para nós: "Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem faz juramentos com a intenção de enganar" (Salmos 24:3-4).

No Antigo Testamento, as pessoas recuperavam a pureza ao sacrificar animais da maneira especificada por Deus. Deus havia declarado que os purificaria (Levítico 22:32) se guardassem todos os Seus mandamentos (Levítico 22:31), Seus sábados (Levítico 26:2) e Seus sacrifícios (Êxodo 8:27). O arrependimento e a fé em um Salvador vindouro, demonstrados em sua obediência à lei, eram suficientes para que Deus declarasse as pessoas justas. No Novo Testamento, a pureza é restaurada quando se coloca a fé no sacrifício perfeito do Senhor Jesus Cristo (Romanos 6:3-7). Não podemos ser puros o suficiente por nossa conta para ver a Deus (Romanos 3:23). Devemos ter a justiça de Cristo creditada em nossas contas (2 Coríntios 5:21). Isso é o que significa ser cristão.

O termo pureza é freqüentemente usado hoje em relação à sexualidade. A pureza sexual é a liberdade de imoralidade ou perversão. A pureza está intimamente relacionada à santidade, e aqueles que andam em santidade se manterão sexualmente puros: abstinentes antes do casamento e monogâmicos dentro do casamento.

Quando nascemos de novo pela fé em Jesus (João 3:3), queremos viver em pureza (1 Pedro 1:15-16). Essa pureza não se limita à nossa sexualidade, embora isso seja importante (Efésios 5:2; 1 Coríntios 6:18). Deus quer que vivamos puramente em relacionamentos com os outros (Ezequiel 45:10; Lucas 6:31). A pureza deve definir os nossos pensamentos (2 Coríntios 10:5), as nossas palavras (Efésios 4:29) e as nossas ações (1 Coríntios 10:31). Jesus disse: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" (Mateus 5:8). Quando nossos corações estão poluídos com impurezas, não podemos experimentar a presença de Deus ou ouvir a Sua voz. No entanto, quando a nossa reivindicação de justiça é baseada no que Jesus fez (Tito 3:5), nós nos esforçaremos para abandonar o pecado (1 João 3:9) e viver com um coração puro, desfrutando da comunhão com o Deus da santidade.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a pureza?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries