settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a prosperidade?

Resposta


A prosperidade é um tema popular que tem sido misturado com a mensagem cristã. Porque parece tão promissor, e há versículos bíblicos que parecem apoiar a prosperidade, muitos mestres populares têm substituído as sãs doutrinas do arrependimento, da cruz e da realidade do inferno pelo ensino da prosperidade. Nosso desejo de ser próspero é tão forte que nos sentimos atraídos por esse ensinamento como uma mariposa ao fogo. A promessa de prosperidade, aliada à espiritualidade, oferece esperança, ajuda financeira e um relacionamento com Deus ao mesmo tempo. Os pregadores da prosperidade também nos dizem o que queremos acreditar e escutar. A ideia da pregação da prosperidade ou do ensino da Palavra da Fé é que, porque Deus é bom, Ele quer que Seus filhos prosperem em saúde, riqueza e felicidade. E como Deus é rico, Ele pode fazer isso acontecer. Pode ser difícil separar o fato bíblico da ficção feita pelo homem. O que a Bíblia realmente ensina sobre a prosperidade?

Devemos começar reconhecendo que toda a criação pertence a Deus (Salmo 50:12). Ele é dono de tudo e decide o que fazer com isso (Isaías 45:9; Jeremias 18:6-10). Também sabemos que Ele é bom e quer nos dar coisas boas (1 Crônicas 16:34; Salmos 100:5). O maior presente que Deus já deu: Seu próprio Filho, Jesus (2 Coríntios 9:15; João 3:16-18). Quando recebemos esse dom e aceitamos a grande honra de sermos adotados na família de Deus, o Criador se torna nosso Pai (Romanos 8:15). Ele nos ama como Seus próprios filhos amados. Da mesma forma que um pai terreno deseja que seus filhos prosperem de várias maneiras, Deus também deseja. Assim como os pais terrenos gostam de dar bons presentes a seus filhos, nosso Pai celestial gosta de nos dar bons presentes (Mateus 7:11). Como Seus filhos, esperamos que Ele cuide de nós (Filipenses 4:19).

É verdade que Deus quer que Seus filhos sejam prósperos, mas de que maneira? O conceito popular de prosperidade vai além do que a Bíblia ensina. Os mestres da prosperidade concentram-se principalmente no aqui e agora, buscando a riqueza como "prova" da bênção de Deus. Eles acrescentam alguns versículos bíblicos fora de contexto à sua propaganda e chamam isso de ensino bíblico. No entanto, o desejo de Deus de que prosperemos pode não incluir a riqueza material. 1 Timóteo 6:9 adverte: "Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam as pessoas a se afundar na ruína e na perdição." Existem diferentes tipos de prosperidade, dos quais a prosperidade material ou financeira é apenas um. Para Deus, outros tipos de prosperidade podem ser muito mais importantes.

Muitas vezes, Deus não pode nos confiar a prosperidade material porque faríamos dela um ídolo. Jesus disse: "Como é difícil para os que têm riquezas entrar no Reino de Deus!" (Lucas 18:24). Em pouco tempo, a riqueza se apodera de nós e nos promete uma segurança que não pode cumprir. A prosperidade pode substituir o verdadeiro objetivo de buscar a Deus e Sua justiça (veja Mateus 6:33). Deus, como bom Pai, pode negar-nos aquilo pelo qual clamamos, preferindo dar-nos aquilo de que realmente necessitamos. Ele tem em mente o nosso benefício eterno, não o nosso conforto de curto prazo (Lucas 12:33-34).

Nos ensinamentos sobre a prosperidade também há um erro ao incluir a ideia de que a cruz de Cristo resolveu todas as nossas doenças físicas e mentais. Se a Expiação de Jesus proporciona cura física e prosperidade agora, então devemos esperar viver uma vida longa e próspera, livre de todas as doenças, enfermidades e aflições. No entanto, a Expiação de Cristo não nos proporciona prosperidade física e terrena, mas prosperidade espiritual e celestial. Alguns dos servos mais leais de Deus sofreram doenças físicas que não foram milagrosamente curadas (Filipenses 2:24-28; 1 Timóteo 5:23). Além disso, muitos crentes ao longo da história foram presos, torturados e finalmente mortos. "Andaram como peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras; passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados. ... Andaram errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra" (Hebreus 11:37-38). A igreja primitiva não sabia nada sobre o ensino popular da prosperidade de hoje. Eles podem não ter sido prósperos em riquezas e terras, mas prosperaram em generosidade, amor e comunhão com Cristo e uns com os outros (1 Coríntios 1:5; 2 Coríntios 6:10; 9:11).

O que Deus queria para este mundo era a perfeição (Gênesis 1:31). Ele o criou perfeito, queria que tivéssemos uma vida perfeita e uma comunhão perfeita com Ele, e a sua intenção era que a prosperidade fosse um modo de vida. No entanto, o pecado corrompeu esse plano perfeito, e agora a prosperidade, a saúde e uma existência sem problemas são impossíveis para muitos e efêmeras para os demais (Romanos 5:12; Gênesis 3). Deus oferece prosperidade que não se pode explicar, mas pode não vir durante nossa a curta estada na terra. Para muitos, a plena realização da restauração de Deus só será experimentada quando deixarmos este mundo e entrarmos em Sua presença por toda a eternidade. Hebreus 11 lista dezenas de servos fiéis do Senhor que se pode esperar que tenham vivido prosperamente por causa da sua fidelidade. No entanto, os versículos 39 e 40 dizem o seguinte: "Todos estes, mesmo tendo obtido bom testemunho por meio da fé, não obtiveram a concretização da promessa, porque Deus tinha previsto algo melhor para nós, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados." Todo filho de Deus, comprado com o sangue de Jesus Cristo, experimentará prosperidade além da nossa imaginação por toda a eternidade (1 Coríntios 2:9). Enquanto isso, andamos pela fé.

Romanos 8:17–18 promete o seguinte: “E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”. Ser co-herdeiro com Cristo significa que para sempre desfrutaremos de tudo o que Deus possui. Nenhuma prosperidade terrena pode se comparar a isso.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a prosperidade?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries