settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre ser pobre?

Resposta


A Bíblia tem muito a dizer sobre ser pobre, e temos muitos exemplos de pessoas pobres nas Escrituras. Visto que a riqueza material não é uma indicação segura da bênção de Deus, ser pobre não é necessariamente um sinal da desaprovação de Deus. De fato, é possível ser pobre em coisas materiais, mas rico em coisas espirituais (veja Apocalipse 2:9).

Claro, às vezes ser pobre é resultado de más escolhas. A Bíblia adverte que a preguiça levará à pobreza: “Um pouco de sono, um breve cochilo, braços cruzados para descansar, e a sua pobreza virá como um ladrão, a miséria atacará como um homem armado” (Provérbios 24:33–34; cf. 6:11). Seguir sonhos loucos também levará à pobreza: “O que lavra a sua terra terá pão em abundância, mas quem corre atrás de coisas sem valor se fartará de pobreza” (Provérbios 28:19), assim como deixar de seguir o sábio conselho: “Pobreza e vergonha sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que aceita a repreensão será honrado” (Provérbios 13:18).

Em outros lugares, a Bíblia retrata os pobres como abençoados, e muitos ricos são vistos de forma negativa. O próprio Jesus era pobre, não tendo uma casa ou um “lugar para reclinar a cabeça” (Mateus 8:20). Os discípulos e a maioria dos seguidores de Jesus eram pobres, pelo menos em termos mundanos, mas ricos em riqueza espiritual. Os discípulos até deixaram tudo o que tinham para segui-lo, abrindo mão de tudo o que possuíam, colocando toda a sua confiança nEle para prover tudo de que precisavam. Jesus disse que os pobres sempre estariam conosco (Mateus 26:11). Não há vergonha em ser pobre. Nossa atitude deve ser a do escritor de Provérbios que disse: “... não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário” (Provérbios 30:8).

Os ricos são geralmente retratados negativamente na Bíblia. A própria riqueza é vista como um obstáculo para aqueles que desejam entrar no reino de Deus. Jesus declarou: “Como é difícil para os que têm riquezas entrar no Reino de Deus!” (Marcos 10:23), e Ele repetiu essa declaração no versículo seguinte. Por que Cristo fez uma declaração tão chocante? Porque os ricos tendem a confiar mais em suas riquezas do que em Deus. A riqueza tende a nos afastar de Deus.

A história do homem rico e Lázaro (Lucas 16:19–31) mostra a natureza temporária das riquezas. O homem rico desfrutou de grande luxo na vida, mas passou a eternidade no inferno por causa de sua ganância e cobiça. Lázaro sofreu as indignidades da extrema pobreza, mas foi consolado no céu para sempre. O próprio Jesus deixou Seu trono no céu para assumir a forma humilde de um homem pobre. Paulo disse a respeito dele: “Pois vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que, por meio da pobreza dele, vocês se tornassem ricos” (2 Coríntios 8:9).

Em algum momento, como cristãos, devemos nos perguntar: o que realmente estamos fazendo aqui neste lugar temporário? Onde está o nosso coração (Lucas 12:34)? Estamos realmente negando a nós mesmos? Estamos realmente dando sacrificialmente como fez a pobre viúva (Lucas 21:1–4)? Seguir a Jesus é tomar a nossa cruz (Lucas 9:23). Isso significa literalmente dar toda a nossa vida a Ele, livre das coisas deste mundo. Na parábola do semeador, as riquezas são como “espinhos”: “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém as preocupações deste mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera” (Mateus 13:22).

São esses espinhos, “as preocupações deste mundo” e a “fascinação das riquezas”, as ferramentas não tão sutis de Satanás, que nos afastam de Deus e de Sua Palavra. A Bíblia pinta para nós um contraste entre aqueles que são pobres, mas ricos em Cristo, e aqueles que são ricos, mas sem Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre ser pobre?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries