settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a paz?

Resposta


A paz é algo que todos desejam, mas poucos parecem encontrar. O que é a paz? Pode ser definida como “tranquilidade, harmonia ou segurança”. Dependendo da situação, pode significar “prosperidade” ou “bem-estar”. Existem diferentes tipos de paz, incluindo paz falsa, paz interior, paz com Deus e paz com o homem.

No Antigo Testamento, a principal palavra hebraica para “paz” é shalom, e refere-se a relacionamentos entre pessoas (Gênesis 34:21), nações (1 Reis 5:12) e Deus com os homens (Salmo 85:8). A paz é um status desejado em cada uma dessas áreas, e shalom é muitas vezes ligado a uma aliança ou promessa cumprida. Um amigo íntimo (literalmente, “amigo da minha paz” no Salmo 41:9) é aquele com quem você ficaria à vontade, um companheiro confiável. “Paz” era a saudação padrão (1 Samuel 25:6), ainda usada em muitas culturas hoje.

A paz está diretamente relacionada às ações e atitudes dos indivíduos; mas, em última análise, é um dom de Deus (Isaías 45:7; Levítico 26:6; João 14:27). A presença de paz indica a bênção de Deus sobre a obediência do homem (Isaías 32:17; Malaquias 2:5) e fé (Isaías 26:3). Não há paz para os ímpios (Isaías 48:22).

Por mais valiosa que seja a paz, não é surpreendente descobrir que às vezes é falsificada. Promessas vazias de paz podem ser usadas para manipular os outros. Homens enganadores falam palavras de paz enquanto secretamente planejam o mal (Obadias 1:7). O Anticristo confirmará um tratado, produzindo uma paz temporária que ele mesmo destruirá abruptamente ao revelar suas verdadeiras intenções (Daniel 9:27). Os falsos mestres proclamam a paz quando Deus está realmente proclamando o julgamento (Ezequiel 13:10-16). No dia de Jeremias, os líderes religiosos lidavam apenas com os sintomas dos problemas nacionais, sem abordar a raiz pecaminosa da crise. Esses falsos profetas declaravam que tudo estava bem entre Deus e Israel: “Paz, paz”, eles disseram, quando não havia paz real (Jeremias 6:14).

No Novo Testamento, a principal palavra grega para “paz” é eirene, e refere-se a descanso e tranquilidade. Um foco chave da paz no Novo Testamento é o advento de Jesus Cristo, conforme anunciado pelos anjos em Lucas 2:14 (“Paz na terra...”). Isaías havia predito que o Messias seria o Príncipe da Paz (Isaías 9:6), e Ele é chamado de Senhor da paz em 2 Tessalonicenses 3:16. É através da obra de justificação de Cristo que podemos ter paz com Deus (Romanos 5:1), e essa paz manterá nossos corações e mentes seguros (Filipenses 4:7).

Deus nos ordena a buscar a paz (Salmo 34:14; Mateus 5:9). Devemos, “pois, seguir as coisas da paz” (Romanos 14:19). Claro, haverá algumas pessoas que não desejam a paz, mas ainda devemos fazer o nosso melhor para estar em paz com elas (Romanos 12:18).

Os crentes têm a obrigação de “deixar a paz de Deus governar” em seus corações (Colossenses 3:15). Isso significa que temos a escolha de confiar nas promessas de Deus (deixar Sua paz reinar) ou confiar em nós mesmos e rejeitar a paz que Ele oferece. Jesus deu paz aos Seus discípulos com base na verdade de que Ele venceu o mundo (João 14:27; 16:33). A paz é um fruto do Espírito, portanto, se permitirmos que o Espírito de Deus governe em nossas vidas, experimentaremos a Sua paz (Gálatas 5:22-23). Ter uma mente espiritual traz vida e paz, de acordo com Romanos 8:6.

O mundo continuará a ter guerras e conflitos interpessoais até que Jesus venha estabelecer uma paz verdadeira e duradoura (veja Isaías 11:1-10), mas Deus dará Sua paz àqueles que confiam nEle. Jesus tomou o castigo que traz a nossa paz (Isaías 53:5) e tornou possível que tivéssemos paz com Deus. Quando Sua paz passa a reinar em nossos corações, somos capazes de compartilhar essa paz com os outros; nós nos tornamos publicadores da paz (Isaías 52:7) e ministros da reconciliação (2 Coríntios 5:18).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a paz?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries