settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a lealdade?

Resposta


A palavra lealdade traz à mente um poderoso sentimento de pertencimento e solidariedade. Com ela vem a ideia de fidelidade sincera, juntamente com devoção e dever inabaláveis. Na Bíblia, o conceito de lealdade é puramente relacional. Isso significa que todo o nosso ser está completamente comprometido com alguém (Josué 24:15). Tal lealdade é expressa a nós tanto no reino divino quanto no humano, conforme nos foi dado nos dois primeiros mandamentos: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Marcos 12:29-31; cf. João 15:13; 1 João 3:16).

Deus estabeleceu a própria essência da lealdade por meio de Seu relacionamento de aliança com Seu povo: “Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos” (Deuteronômio 7:9). Por meio de Sua aliança, o povo de Deus tem a certeza de Seu amor sem fim, do qual nenhum crente pode ser separado (Romanos 8:35-39). Deus está prometendo a Sua lealdade e compromisso conosco. Embora as alianças de Deus com o homem sejam unilaterais – Ele promete cumpri-las por Si mesmo – ainda há uma advertência à lealdade por parte do homem. Pois Deus deixou claro que “se te esqueceres do Senhor, teu Deus, e andares após outros deuses, e os servires, e os adorares, protesto, hoje, contra vós outros que perecereis” (Deuteronômio 8:19). Aqueles que se revelam desleais são os que mostram que não lhe pertencem (1 João 3:24). No entanto, para os crentes, temos a promessa de que mesmo “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2 Timóteo 2:13).

Em nossos relacionamentos uns com os outros, somos chamados a uma lealdade inabalável. Paulo fala de seu “fiel companheiro” em Filipenses 4:3. Esta pessoa desconhecida é possivelmente Tito ou Silas, mas quem quer que tenha sido, foi aquele que trabalhou fielmente com Paulo. Há também Rute, a própria personificação da lealdade demonstrada em sua completa devoção e dever para com sua sogra: “Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16).

Para os verdadeiros crentes, a lealdade é demonstrada em nosso compromisso com Jesus e Seu evangelho (Marcos 8:35; Romanos 1:16). É o reconhecimento de que Jesus Cristo é a nossa única fonte de autoridade e salvação (Mateus 28:18; João 14:6). Tal devoção e compromisso devem ecoar a atitude do apóstolo Pedro, que disse: “Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos” (1 Pedro 4:11).

Como discípulos de Jesus, demonstramos nossa lealdade e sacrifício a Ele quando seguimos a Sua ordem: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8:34). Entretanto, mesmo quando deixamos de ser completamente leais e firmes a Ele, temos a Sua garantia de que Ele ainda será leal a nós: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a lealdade?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries