settings icon
share icon
Pergunta

O que é iniquidade de acordo com a Bíblia?

Resposta


A Bíblia usa palavras como iniquidade, transgressão e ofensa para indicar níveis de desobediência a Deus. Todas elas são classificadas como "pecado". Miquéias 2:1 diz: "Ai daqueles que maquinam maldade e planejam o mal deitados na cama! Quando raia o dia, o executam, pois têm poder para isso."

A palavra hebraica usada com mais frequência para "iniquidade" significa "culpa digna de punição". A iniquidade é o pecado em sua pior forma. A iniquidade é premeditada, contínua e crescente. Quando flertamos com o pecado, caímos na mentira de que podemos controlá-lo. Mas, assim como um macaquinho fofo pode se transformar em um primata selvagem e fora de controle, o pecado que parece pequeno e inofensivo no início pode assumir o controle antes que percebamos. Quando nos entregamos a um estilo de vida pecaminoso, estamos cometendo iniquidade. O pecado se tornou nosso deus e não o Senhor (Romanos 6:14).

Quando percebemos que pecamos, temos uma escolha. Podemos ver o mal que é e nos arrepender. Quando o fazemos, encontramos o perdão e a purificação de Deus (Jeremias 33:8; 1 João 1:9). Ou podemos endurecer nosso coração e nos aprofundar nesse pecado até que ele nos defina. Listas parciais de iniquidades são apresentadas em Gálatas 5:19-21 e em 1 Coríntios 6:9-10. Esses são pecados que se tornam tão devastadores que a pessoa pode ser identificada por esse estilo de vida. Os salmistas fazem distinção entre pecado e iniquidade quando pedem a Deus que perdoe ambos (Salmos 32:5; 38:18; 51:2; 85:2).

Se continuarmos a escolher o pecado, nosso coração se endurece em relação a Deus. Um pecado leva a outro, e a iniquidade começa a definir nossa vida, como aconteceu quando Davi pecou com Bate-Seba (2 Samuel 11:3-4). Seu pecado inicial de luxúria resultou em um endurecimento de seu coração, e seu pecado se aprofundou. Ele cometeu adultério e depois mandou matar o marido de Bate-Seba (versículos 14-15). A iniquidade havia tomado conta da vida de Davi. Foi somente quando confrontado pelo profeta Natã que ele se arrependeu com grande tristeza. Seu sincero pedido de perdão está detalhado no Salmo 51. O versículo 2 diz: "Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado." Davi é o retrato de alguém que entendeu claramente a progressão da iniquidade e que experimentou a misericórdia e o perdão de Deus (Salmo 103:1-5).

A segunda metade de Romanos 1 descreve a progressão do pecado (versículos 10 a 32). O resultado final para aqueles que têm o coração tão endurecido é que Deus os entrega a uma "mentalidade condenável" (versículo 28), e eles não têm mais o desejo ou a capacidade de se arrepender. Condenável significa "completamente depravado, entregue ao mal até que a consciência seja queimada". As Escrituras deixam claro que Deus perdoa até mesmo a iniquidade (Miquéias 7:18), mas se persistirmos nela, colheremos o salário do pecado, que é a separação eterna de Deus (Romanos 6:23).

English



Voltar à página principal em português

O que é iniquidade de acordo com a Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries