settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de impureza na Bíblia?

Resposta


A impureza é a condição de ser corrompido em algum sentido. A palavra impureza também pode se referir ao próprio contaminante: uma substância indesejada que torna algo impuro. Os conceitos de pureza e impureza são importantes na apresentação bíblica da santidade.

Sob os rituais da lei do Antigo Testamento, os israelitas eram frequentemente confrontados com as ideias de pureza e impureza ritual ou cerimonial. Muitas coisas poderiam tornar um israelita ritualmente impuro: menstruação, parto, emissões noturnas, tocar um cadáver e certos tipos de doenças de pele, por exemplo. Comer comida imunda tornava a pessoa impura (veja Atos 10:14). A impureza podia ser transmitida aos outros de forma cerimonial: qualquer contato pessoal com alguém impuro tornava a pessoa impura. Havia muitas maneiras de se tornar impuro, então todo israelita, tanto homem quanto mulher, com certeza passaria pelo menos algum tempo em estado de impureza cerimonial.

Quando alguém estava em estado de impureza cerimonial e era declarado impuro, ele era separado da comunidade e não tinha permissão de adorar no templo durante o período de impureza ou imundícia (Números 5:1-4). No entanto, a lei de Deus oferecia uma maneira de restaurar a pureza. O processo de purificação dependia do grau de impureza e variava desde a lavagem física até a oferta de sacrifício de um animal para expiar a impureza. A insistência da lei na pureza e a quarentena da impureza enfatizavam o fato de que Deus esperava a santidade de Seu povo. O Senhor havia escolhido Israel para ter um relacionamento especial com Ele. Deus é santo e requer a santidade das pessoas que O seguem. "Um pouco de fermento leveda toda a massa" (Gálatas 5:9); um pouco de impureza impede a integridade; um pequeno pecado destrói a santidade.

Na Bíblia, a impureza cerimonial pode ilustrar a impureza moral. Um exemplo claro disso é a lepra, uma das doenças de pele que tornava uma pessoa cerimonialmente impura ou imunda. Como não havia cura para a lepra, a pessoa que a contraía ficava impura para sempre. Os leprosos eram proscritos para o resto da vida. Não tinham permissão para se associar com outras pessoas devido ao contágio de sua doença; não podiam viver com suas famílias ou adorar no templo ou trabalhar em empregos. A impureza deles era tão grave que, se estivessem em uma área pública, tinham que se identificar gritando: “Impuro!”, para que os outros se afastassem e evitassem qualquer contato com eles (Levítico 13:45). Os leprosos tinham que mendigar, contando com a misericórdia dos outros para lhes fornecer comida e outras necessidades diárias. A impureza da lepra é como o pecado, pois nos isola de nossas comunidades, nos separa de Deus e, por fim, leva à morte. É por isso que a maneira como Jesus alcançou os leprosos marginalizados de sua época foi tão incrível. Ele não se afastou deles, não saiu do seu meio e nem recuou com horror ou desprezo; Ele estendeu a mão e os tocou. E em vez de a lepra deles tornar Jesus impuro, a Sua santidade superou a impureza deles e os tornou limpos (Mateus 8:1-4; Lucas 17:11-16). O poder de Jesus é tal que pode nos libertar de toda impureza: física, moral e espiritual.

Quando pensamos em impureza, muitas vezes pensamos em pecado sexual. A imoralidade sexual certamente está incluída na ideia bíblica de impureza, mas é muito mais do que isso. A impureza realmente inclui todos os tipos de pecado e abrange qualquer atividade, pensamento, palavra ou ação que não esteja de acordo com a vontade de Deus para nossas vidas. "Pois Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação" (1 Tessalonicenses 4:7).

A Bíblia ensina que por padrão a impureza é o estado dos seres humanos após a queda. Todos nós nascemos pecadores impuros (Salmo 51:5; Romanos 3:23), e devemos ser limpos se quisermos ver Deus. Só Deus é perfeito; todos fomos contaminados pela impureza do pecado. O menor pecado continua a ser um contaminante letal em nossas almas, e esta é uma má notícia para nós: "Fiquem sabendo disto: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta — porque a avareza é idolatria — tem herança no Reino de Cristo e de Deus" (Efésios 5:5; cf. Apocalipse 21:27). Assim como os leprosos, todos nós precisamos desesperadamente de que a misericórdia e a graça de Deus nos alcancem e nos limpem das impurezas que nos contaminam. Precisamos do toque de Jesus e do dom da Sua justiça (1 Coríntios 1:30). "Bem-aventurado é aquele a quem o Senhor não atribui iniquidade" (Salmo 32:2).

A glória do evangelho é que Deus pode tornar puro o impuro e limpo o imundo. Para nossa alegria eterna, Deus deseja fazer exatamente isso, por amor de Cristo: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de impureza na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries