settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a generosidade?

Resposta


A generosidade é a qualidade de ser gentil e altruísta, especialmente quando se trata de compartilhar dinheiro e outros bens com os outros. A Bíblia tem muito a dizer sobre a generosidade como uma característica desejável. Provérbios 22:9 diz: “O generoso será abençoado, porque reparte o seu pão com os pobres.” Deus é generoso e quer que sigamos o Seu exemplo.

A generosidade de Deus pode ser vista ao nosso redor. Deus criou este planeta que é especialmente projetado para nos sustentar e suprir nossas necessidades e nossos prazeres. Dá-nos cor, luz, som, ar e a oportunidade de saborear e desfrutar, ouvir e apreciar, tocar e sentir-nos satisfeitos. Acima de tudo, Deus demonstrou a Sua generosidade ao oferecer o Seu Filho como sacrifício para expiar nossos pecados. Diante de tamanha generosidade, só podemos dizer: "Graças a Deus pelo seu dom indescritível!" (2 Coríntios 9:15). A dádiva de Jesus à humanidade pecadora foi o ato máximo de generosidade.

Assim como fomos perdoados, devemos perdoar (Efésios 4:32). E visto que observamos que Deus é generoso, devemos ser generosos. A generosidade pode se manifestar de várias maneiras. Podemos dar nosso tempo, nossos recursos, nossa hospitalidade e nossa amizade. A Bíblia ensina o seguinte princípio básico: "Uns dão com generosidade e têm cada vez mais; outros retêm mais do que é justo e acabam na pobreza. A pessoa generosa prosperará, e quem dá de beber terá a sua sede saciada. O povo amaldiçoa quem retém o trigo, mas bênção virá sobre a cabeça daquele que o vende" (Provérbios 11:24-26). A Palavra de Deus é muito clara ao dizer que os generosos são reconhecidos e recompensados, seja nesta vida ou na próxima.

Deus nos desafia a sermos generosos porque quer que recebamos a bênção que vem disso. Jesus disse: "... deem e lhes será dado; boa medida, prensada, sacudida e transbordante será dada a vocês; porque com a medida com que tiverem medido vocês serão medidos também" ( Lucas 6:38). Essa promessa é um reflexo do que 2 Crônicas 16:9 diz: "Porque, quanto ao Senhor, os seus olhos passam por toda a terra, para dar força àqueles cujo coração é totalmente dele."

Devemos ser generosos com todos, sempre que tivermos oportunidade: "Dê a quem lhe pede e não volte as costas ao que quer lhe pedir emprestado" (Mateus 5:42). Aquele que já foi ladrão "não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o necessitado" (Efésios 4:28). E que os ricos "façam o bem, sejam ricos em boas obras, generosos em dar e prontos a repartir" (1 Timóteo 6:18).

Sendo generosos, não devemos esperar uma recompensa em troca. Nossa recompensa virá do Senhor, a Seu modo e a Seu tempo. Devemos ser generosos também com os nossos inimigos: "Ao que lhe bate numa face, ofereça também a outra; e, ao que lhe tirar a capa, deixe que leve também a túnica. E, se emprestam àqueles de quem esperam receber, que recompensa terão? ... Vocês, porém, amem os seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nada em troca; vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Altíssimo. Pois ele é bondoso até para os ingratos e maus" (Lucas 6:29, 34-35).

Deus procura pessoas que reflitam Seu caráter e sirvam de exemplo de Sua generosidade. Ele tem prazer em abençoá-los e em mostrar-se forte a seu favor. Em 2 Coríntios 9:6-15, Paulo exorta a igreja a ser generosa em doar para a obra do Senhor. E elogia os filipenses por serem tão generosos com ele, dizendo que não se alegra por si mesmo, mas por eles, que serão abençoados com sua doação (Filipenses 4:17). Podemos aplicar essas mensagens encorajadoras em nossas próprias vidas e nos esforçarmos para sermos generosos e sábios com tudo o que Deus nos deu.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a generosidade?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries