settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o feminismo? Um cristão deve ser feminista?

Resposta


O conceito moderno de feminismo não estava presente na época em que a Bíblia foi escrita, mas isso não significa que a Bíblia não tenha nada a dizer sobre as questões básicas do feminismo. Mesmo quando as Escrituras parecem silenciar sobre algo que nos afeta hoje, existem princípios eternos que falam sobre a questão subjacente.

Para começar, é preciso definir o feminismo, pois esse termo pode ter vários significados para diferentes pessoas. Basicamente, o feminismo é uma filosofia que promove a igualdade de direitos entre mulheres e homens, tanto no campo social, político, econômico, entre outros. As primeiras feministas lutaram pelo sufrágio feminino e o conseguiram. No entanto, o feminismo de hoje vai além de exigir tratamento igualitário entre homens e mulheres. As feministas modernas lutam pelo direito ao aborto e pelo desaparecimento das diferenças de gênero. As feministas mais radicais tentam acabar com qualquer tipo de domínio masculino na sociedade, opõem-se aos papéis bíblicos de marido e mulher e promovem o lesbianismo. As feministas radicais rejeitam a ideia de que haja qualquer diferença entre homens e mulheres, alegando que qualquer diferença percebida entre os sexos é apenas um problema social.

O feminismo moderno nada mais é do que uma falsa solução para o problema real da desigualdade das mulheres em uma sociedade pecaminosa. O feminismo reivindica o direito de exigir respeito e igualdade em todos os aspectos da vida. O feminismo é baseado na arrogância e é o oposto do chamado do crente nascido de novo para ser um servo. As feministas modernas e agressivas conclamam as mulheres a se levantarem e se rebelarem contra a ordem da humanidade dada por Deus. Esse tipo de feminismo busca impor valores humanos em oposição direta à Palavra de Deus. Originalmente, o feminismo era um movimento positivo, focado em dar às mulheres os direitos básicos que Deus deseja que todo ser humano tenha. Infelizmente, o feminismo agora se concentra em eliminar os diferentes papéis de homens e mulheres.

Então, qual deve ser a opinião dos cristãos sobre o feminismo? Uma mulher crente que procura obedecer a Deus e andar em paz e graça deve lembrar que ela tem acesso igual a todas as bênçãos espirituais em Cristo. “Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28). Uma mulher crente não deve permitir ser usada como um peão no programa global do movimento feminista. Um homem crente deve defender a família nuclear como o modelo bíblico para a sociedade, promover os verdadeiros valores cristãos e (se casado) honrar e valorizar a sua esposa e assumir a responsabilidade de proteger e sustentar a sua família. Tanto os homens quanto as mulheres têm o privilégio dado por Deus de cumprir o plano que Ele traçou para nós. A rebelião contra esse plano e a arrogância que procura colocar-se acima da Palavra de Deus trazem sérias consequências. Podemos ver essas consequências nas relações destruídas entre maridos e mulheres, na destruição da família e na falta de respeito pela vida humana.

Muitas mulheres hoje acreditam na mentira de que o feminismo lhes dará poder e liberdade. No entanto, apoiar o aborto, renunciar aos papéis dados por Deus e trabalhar para dissolver a unidade familiar não trarão poder nem liberdade. A proteção dos inocentes, a obediência à Palavra de Deus e o fortalecimento da família são muito mais poderosos e libertadores. "Andarei em liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos" (Salmo 119:45).

Sempre tem havido desigualdade no mundo. É triste, mas é verdade, que os obstáculos feitos pelo homem sempre dividiram a humanidade – criando barreiras que não têm fundamento na Palavra de Deus. É o pecado no coração que causa a desigualdade, o pecado é que faz com que alguns homens tratem as mulheres como objetos ou de forma humilhante. E é o pecado o responsável por procurar saídas falsas para combater essas desigualdades. A única maneira de combater a discriminação e a desigualdade é a obediência a Deus. Se homens e mulheres se submeterem humildemente à Palavra de Deus, eles deixarão de brigar, os gêneros se complementarão e a harmonia ordenada por Deus florescerá.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o feminismo? Um cristão deve ser feminista?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries