settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a feitiçaria?

Resposta


A bruxaria, o uso de feitiços, a adivinhação ou o falar com espíritos é claramente condenado na Bíblia. A palavra feitiçaria nas Escrituras é sempre usada em referência a uma prática maligna ou enganosa.

Por exemplo, em 2 Crônicas 33:6, o Rei Manassés é condenado por suas muitas práticas malignas, incluindo a feitiçaria: “Ele queimou os seus filhos em sacrifício no vale de Ben-Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias e tratava com médiuns e feiticeiros. Fazia continuamente o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.”

O apóstolo Paulo lista a feitiçaria como uma das muitas práticas pecaminosas que marcam a vida dos incrédulos: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas... e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5:19-21).

A palavra grega do Novo Testamento traduzida como “feitiçaria” é pharmakeia. Nos dias de Paulo, a palavra significava principalmente "lidar com veneno" ou "uso de drogas" e era aplicada à adivinhação e lançamento de feitiços porque os feiticeiros costumavam usar drogas junto com seus encantamentos e amuletos para conjurar o poder oculto.

Os feiticeiros eram comuns na cultura do antigo Egito (Êxodo 7:11; Isaías 19:3). Também vemos a feitiçaria no reino da Babilônia, especialmente em associação com o rei Nabucodonosor (Jeremias 27:9; Daniel 2:2).

A feitiçaria é uma tentativa de contornar a sabedoria e o poder de Deus e, em vez disso, dar glória a Satanás. Deus não tolera a feitiçaria. Em Deuteronômio 18:10-12, a feitiçaria está listada entre as práticas pecaminosas das nações ao redor de Israel. Deus chama isso de abominação: “Que não exista entre vocês ninguém... que seja adivinho, prognosticador, agoureiro, feiticeiro, encantador, necromante, praticante de magia, ou alguém que consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, o Deus de vocês, está expulsando esses povos de diante de vocês.”

Malaquias também fala do julgamento de Deus sobre os envolvidos na feitiçaria: “Virei até vocês para juízo. Terei pressa em testemunhar contra os feiticeiros...” (Malaquias 3:5).

Aparentemente, a feitiçaria ainda será praticada no fim dos tempos. A Babilônia espiritual, representando o falso sistema religioso dos últimos dias, enganará “todas as nações” com feitiçaria (Apocalipse 18:23) antes que o julgamento chegue.

O livro de Apocalipse diz que os feiticeiros estarão “no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8; veja também Apocalipse 22:15).

A feitiçaria é claramente pecaminosa e não deve fazer parte da vida cristã. Há uma sabedoria que é “terrena, animal e demoníaca” (Tiago 3:15), e é isso que a feitiçaria oferece. A nossa sabedoria vem de Deus (Tiago 3:17), não de espíritos enganadores. O poder de Deus é muito maior do que o poder da feitiçaria (1 João 4:4).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a feitiçaria?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries