settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a família?

Resposta


O conceito de família é extremamente importante na Bíblia, tanto no sentido físico quanto no teológico. O conceito de família foi introduzido logo no início, como vemos em Gênesis 1:28: "E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." O plano de Deus para a criação era que homens e mulheres se casassem e tivessem filhos. Um homem e uma mulher formariam uma união de "uma só carne" através do casamento (Gênesis 2:24), e eles com seus filhos se tornariam uma família, o alicerce essencial da sociedade humana.

Também vemos desde cedo que os membros da família deveriam tratar bem e cuidar uns dos outros. Quando Deus pergunta a Caim: "Onde está Abel, teu irmão?" A resposta de Caim é irreverente: "Sou eu guardador do meu irmão?" A implicação é que, sim, esperava-se que Caim fosse o guardador de Abel e vice-versa. Não só o assassinato de seu irmão por Caim foi uma ofensa contra a humanidade em geral, mas foi especialmente notório porque foi o primeiro caso registrado de fratricídio (assassinato de um irmão).

A Bíblia tem um senso mais comunitário de pessoas e família do que é geralmente mantido nas culturas ocidentais de hoje, onde os cidadãos são mais individualizados do que as pessoas no Oriente Médio e definitivamente mais do que as pessoas do antigo Oriente Próximo. Quando Deus salvou Noé do dilúvio, não foi uma salvação individual, mas uma salvação para ele, sua esposa, seus filhos e as esposas de seus filhos. Em outras palavras, a sua família foi salva (Gênesis 6:18). Quando Deus chamou Abraão para sair de Harã, Ele chamou Abraão e sua família (Gênesis 12:4-5). O sinal da aliança abraâmica (circuncisão) deveria ser aplicado a todos os homens dentro de uma família, quer fossem nascidos na família ou fossem parte da equipe de empregados domésticos (Gênesis 17:12-13). Em outras palavras, a aliança de Deus com Abraão era familiar, não individual.

A importância da família pode ser vista nas provisões da aliança mosaica. Por exemplo, dois dos Dez Mandamentos tratam da manutenção da coesão da família. O quinto mandamento referente a honrar os pais destina-se a preservar a autoridade dos pais em assuntos familiares, e o sétimo mandamento, que proíbe o adultério, protege a santidade do casamento. Destes dois mandamentos fluem todas as várias outras estipulações da Lei Mosaica que procuram proteger o casamento e a família. A saúde da família era tão importante para Deus que foi codificada na aliança nacional de Israel.

Este não é apenas um fenômeno do Antigo Testamento. O Novo Testamento faz muitos dos mesmos mandamentos e proibições. Jesus fala sobre a santidade do casamento e contra o divórcio frívolo em Mateus 19. O apóstolo Paulo fala sobre como devem ser os lares cristãos quando ele dá os comandos gêmeos de “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor" e "pais, não provoqueis vossos filhos à ira" em Efésios 6:1-4 e Colossenses 3:20-21. Em 1 Coríntios 7, o cônjuge incrédulo é “santificado” pelo cônjuge crente, significando, entre outras coisas, que o cônjuge incrédulo está em condições de ser salvo pelo testemunho do cônjuge crente.

Vamos agora voltar nossa atenção para o conceito teológico sobre a família. Durante o Seu ministério de três anos, Jesus destruiu algumas noções predominantes do que significava ser parte de uma família: “Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:46-50). Agora devemos esclarecer alguns equívocos com esta passagem. Jesus não está dizendo que a família biológica não é importante; Ele não está dispensando Sua mãe e irmãos. Jesus está deixando claro que, no Reino dos Céus, a conexão familiar mais importante é espiritual, não física. Esta é uma verdade explicitada no Evangelho de João, quando o evangelista diz: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:12-13).

Os paralelos são bastante claros. Quando nascemos fisicamente, nascemos em uma família física, mas quando "nascemos de novo", nascemos em uma família espiritual. Para usar a linguagem paulina, somos adotados na família de Deus (Romanos 8:15). Quando somos adotados na família espiritual de Deus, a Igreja, Deus Se torna nosso Pai e Jesus nosso Irmão. Esta família espiritual não é limitada por etnia, gênero ou posição social. Como Paulo diz: "Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa" (Gálatas 3:26-29).

Então, o que a Bíblia diz sobre a família? A família física é o alicerce mais importante da sociedade humana e, como tal, deve ser nutrida e protegida. Mas mais importante do que isso é a nova criação que Deus está fazendo em Cristo, que inclui uma família espiritual, a Igreja, composta por todas as pessoas que invocam o Senhor Jesus Cristo como Salvador. Esta é uma família extraída "de todas as nações, tribos, povos e línguas" (Apocalipse 7:9), e a característica definidora desta família espiritual é o amor uns pelos outros: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (João 13:34-35).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a família?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries