settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre os escarnecedores?

Resposta


"Escarnecedor" pode significar "aquele que zomba, ridiculariza ou despreza a crença de outro". Em hebraico, a palavra traduzida como "escarnecedor" ou "zombador" também pode significar "embaixador". Portanto, um escarnecedor é aquele que não apenas discorda de uma ideia, mas também se considera um embaixador da ideia oposta. Ele não consegue descansar até que tenha demonstrado a tolice de qualquer ideia que não seja sua. Um escarnecedor expressa sua discordância, ridiculariza todos os que se opõem a ele e ativamente recruta outros para o seu lado. Na Bíblia, os escarnecedores são aqueles que optam por não acreditar em Deus e em Sua Palavra. Eles dizem em seus corações: "Não há Deus" (Salmo 14:1), e têm como ambição ridicularizar aqueles que seguem a Deus.

A Bíblia tem muito a dizer sobre os escarnecedores (Provérbios 19:29; 29:8; Atos 13:41). Provérbios 3:34 diz que Deus "Certamente zomba dos zombadores, mas dá graça aos humildes". O Salmo 1:1 nos dá instruções claras sobre como lidar com os escarnecedores: “Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. A progressão da incredulidade começa com a escuta de conselhos ímpios e termina com a adesão aos escarnecedores. A Bíblia nos adverte para não estarmos na companhia daqueles que constantemente ridicularizam a nossa fé, ou corremos o risco de ter a nossa fé destruída. Provérbios 13:20 diz: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal."

Não podemos escapar completamente dos escarnecedores. Eles estavam ativos na época de Jesus, e ainda ouvimos falar deles hoje. Jesus disse aos seus discípulos: "Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo — pelo contrário, eu dele os escolhi — e, por isso, o mundo odeia vocês" (João 15:18-19). Pedro nos diz que devemos estar "sempre preparados para responder a todo aquele que pedir razão da esperança que vocês têm" (1 Pedro 3:15). No entanto, se não somos mais os influenciadores e começamos a ser influenciados, é hora de sacudir "o pó dos pés" (Mateus 10:14; Marcos 6:11; Lucas 10:11).

2 Pedro 3:3 nos adverte que "nos últimos dias, virão escarnecedores com as suas zombarias, andando segundo as próprias paixões" (cf. Judas 1:18). Pelas Escrituras sabemos que a zombaria aumentará à medida que o tempo da volta de Jesus se aproxima (2 Timóteo 3:1-5). Já podemos ver isso com a aceitação geral da teoria da evolução que exclui um Criador, a rápida expansão de falsas religiões que negam a divindade de Cristo e a explosão numérica daqueles que se consideram agnósticos e ateus.

Os zombadores sempre estiveram e sempre estarão presentes no mundo. No entanto, um dia prometido está chegando "para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai" (Filipenses 2:10-11). Naquele dia não haverá mais escarnecedores. Por fim, eles aceitarão a verdade e silenciarão sua zombaria para sempre.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre os escarnecedores?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries