settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a empatia?

video
Resposta


As Escrituras referem-se à qualidade da empatia, que vemos demonstrada em várias narrativas bíblicas. A empatia é a capacidade de sentir os sentimentos, pensamentos ou atitudes de outra pessoa indiretamente. O apóstolo Pedro aconselhou os cristãos a serem “todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes” (1 Pedro 3:8). O apóstolo Paulo também incentivou a empatia quando exortou os concristãos: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram” (Romanos 12:15).


A empatia está relacionada à simpatia, mas tem um foco mais estreito e geralmente é considerada mais profundamente pessoal. Compaixão, simpatia e empatia têm a ver com ter paixão (sentimento) por outra pessoa por causa do seu sofrimento. A verdadeira empatia é o sentimento de realmente participar do sofrimento do outro.

O apóstolo João perguntou: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (1 João 3:17). A piedade neste versículo está relacionada à empatia, e ambas requerem ação. Como cristãos, somos ordenados a amar o nosso próximo e ter intenso amor por nossos irmãos (Mateus 22:39; 1 Pedro 4:8). Embora pretendamos amar uns aos outros, muitas vezes perdemos oportunidades de aliviar a sua dor. Isso pode ser porque desconhecemos as suas necessidades; ou talvez não estejamos praticando a empatia. A empatia é a chave que pode abrir a porta para nossa bondade e compaixão.

Existem vários exemplos de empatia em ação na Bíblia. Jesus sempre foi sensível à situação dos outros. Mateus nos conta como Jesus, “vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9:36). Em outra ocasião, Jesus observou uma viúva prestes a enterrar seu único filho. Sentindo a sua dor, Ele Se aproximou do cortejo fúnebre e ressuscitou o jovem (Lucas 7:11–16). Tendo vivido uma vida humana, nosso Senhor pode e Se solidariza com todas as nossas fraquezas (veja Hebreus 4:15).

A palavra compaixão descreve a profunda misericórdia de Deus. Deus é o melhor em empatia: “Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Salmo 103:14). Ele sente pessoalmente a dor do Seu povo: “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?” (Salmo 56:8). Como é reconfortante saber que Deus registra todas as nossas lágrimas e todas as nossas lutas! Como é bom lembrar o convite de Deus para lançar todas as nossas preocupações sobre Ele, “porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7)!

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a empatia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries