settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o egoísmo?

Resposta


O egoísmo é a atitude de se preocupar com os próprios interesses acima dos interesses dos outros. No entanto, a Bíblia nos ordena: “Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros” (Filipenses 2:3-4).

É interessante notar que nesta passagem Paulo compara o egoísmo à “vaidade”, termo que pode ser traduzido como “orgulho” ou “arrogância”. Refere-se a uma opinião muito elevada de si mesmo. Portanto, o egoísmo é semelhante ao narcisismo.

Normalmente, o egoísmo é uma forma de edificar a si mesmo e destruir os outros. É um dos "desejos da carne" de acordo com Gálatas 5:20. Isso leva a "confusão e toda espécie de coisas ruins" (Tiago 3:16). Graças ao egoísmo, os filhos de Israel "0tentaram a Deus no seu coração, pedindo alimento que lhes fosse do gosto" (Salmo 78:18). O egoísmo fez com que o jovem rico virasse as costas para Jesus (Mateus 19:21-22). O egoísmo destrói amizades (Provérbios 18:1), atrapalha a oração (Tiago 4:3) e é consequência da sabedoria humana (Tiago 3:13-14).

O oposto do egoísmo também é encontrado em Filipenses 2: unindo-se a Cristo, sendo bondoso e compassivo e "tendo o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor e sendo unidos de alma e mente" (Filipenses 2:2).

A luta contra o pecado do egoísmo requer verdadeira humildade. A humildade sem julgamento restaura e desenvolve relacionamentos. Ser humilde significa ter uma perspectiva verdadeira de nós mesmos em relação a Deus. "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Romanos 12:3).

A oração e o amor às Escrituras também são necessários. "Inclina o meu coração aos teus testemunhos e não à cobiça" (Salmo 119:36). O amor cobre uma multidão de pecados, até mesmo o egoísmo. Se realmente seguirmos o mandamento: "Amem uns aos outros com amor fraternal" (Romanos 12:10), não podemos ser egoístas. Ter a atitude de Cristo é mostrar bondade e compaixão a todos que entram em contato conosco.

O cristão não se preocupa com as coisas deste mundo porque está guardando "tesouros no céu" (Mateus 6:19-21). Ele sabe que "mais bem-aventurado é dar do que receber" (Atos 20:35), e vive por esta verdade: "Deus ama quem dá com alegria" (2 Coríntios 9:7).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o egoísmo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries