settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre ser egocêntrico?

Resposta


O egocentrismo é definido como uma "preocupação exagerada com os próprios interesses e bem-estar; amor-próprio ou egoísmo". A Bíblia nos diz que aqueles "que estão na carne não podem agradar a Deus" (Romanos 8:8). O egocentrismo é um pecado porque nos leva a buscar satisfação própria e ignorar as necessidades dos outros (Romanos 2:8; Tiago 3:16). O egocentrismo e o amor próprio são totalmente opostos aos ensinamentos das Escrituras (1 Coríntios 13:4-7).

É natural que nos preocupemos com nós mesmos. De fato, Jesus usa nosso inato interesse próprio como uma base para medir o amor pelos outros: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes" (Marcos 12:31). Ou seja, da mesma forma que você (naturalmente) se ama, você tem que saber amar os outros. Nosso mundo deve estar centrado nos outros, não em nós mesmos. Como Paulo disse: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Filipenses 2:3-4). Este mandamento não dá lugar ao ego.

"Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte" (Romanos 7:5). Se focarmos em nosso ego ou nos deixarmos levar por nossa natureza pecaminosa e carnal, estamos dando frutos que levam à morte. É irônico que colocar a nós mesmos em primeiro lugar leva à autodestruição (veja Lucas 17:33).

Ser egocêntrico menospreza os mandamentos bíblicos de amar e cuidar dos outros (João 13:34-35), de não julgar os outros (Romanos 14:13), de carregar os fardos dos outros (Gálatas 6:2) e de ser gentil e perdoar (Efésios 4:32). Ser egocêntrico é diretamente oposto ao comando claro: "Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem" (1 Coríntios 10:24). Existem muitos outros mandamentos semelhantes que exigem sacrifício altruísta e serviço aos outros (Romanos 12:10; Efésios 5:21; Gálatas 5:26). Todo ato de amor próprio é uma rebelião contra a autoridade de Deus. O egocentrismo está enraizado no desejo carnal de agradar mais ao ego do que a Deus. Basicamente, é o ato de substituir a autoridade de Deus pelo ego.

Jesus ataca a essência do pecado do egocentrismo nesta declaração clara: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" (Mateus 16:24). Negar a si mesmo significa abrir mão de coisas materiais que são usadas para agradar o ego. Negar a si mesmo é deixar de lado os desejos egoístas e a auto-segurança e se concentrar nos desejos de Deus (Mateus 6:33). O pensamento de "quem tiver mais brinquedos vence!" pode ser visto pela falácia que é. Negar a si mesmo nos leva do ego a Deus. O ego não governa mais, mas Deus. Cristo governa nossos corações.

Todo mundo tem uma tendência a se concentrar em si mesmo. Entretanto, embora ainda estejamos na carne, os crentes em Cristo têm o Espírito de Deus dentro de nós (1 João 4:13). A pergunta que devemos fazer a nós mesmos é a quem daremos o controle de nossas vidas - à carne ou ao Espírito (Romanos 13:14; 1 Pedro 2:11; 1 João 2:15-16)?

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre ser egocêntrico?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries