settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a educação?

Resposta


Salomão escreveu: “Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne” (Eclesiastes 12:12). Qualquer aluno que tenha ficado acordado a noite toda, estudado apressadamente para uma prova, memorizado uma equação ou se debruçado sobre um livro didático pode atestar a veracidade dessa afirmação. Salomão queria salientar que há coisas mais importantes do que simplesmente acumular conhecimento - ou seja, temer a Deus e obedecer a Ele (versículos 13-14).

Isso não quer dizer que a educação não seja importante. Na verdade, o próprio Jesus aprendeu. Uma das únicas coisas que sabemos de Sua infância é que Ele "crescia em sabedoria" à medida que "crescia em estatura" (Lucas 2:52). Ou seja, o Filho de Deus voluntariamente se colocou em uma posição em que precisava assimilar o conhecimento como homem. A educação fazia parte do processo.

Ao longo da história, a igreja promoveu a educação e o desenvolvimento intelectual. O reformador João Calvino era um forte defensor da educação universal, acreditando que todas as crianças deveriam receber treinamento em leitura, escrita, matemática e gramática, bem como religião. Martinho Lutero ensinou que a educação era essencial, "tanto para entender a Palavra das Escrituras quanto para a natureza do mundo no qual a Palavra criaria raízes". O movimento moderno da escola dominical começou em 1780, quando Robert Raikes começou a educar crianças pobres que eram negligenciadas pela sociedade. A maioria das universidades, incluindo Harvard, Yale, Princeton, Oxford e Cambridge, foram fundadas por cristãos como escolas religiosas.

No livro de Provérbios, os filhos são exortados a prestar atenção à instrução dos pais, e a aplicação do conhecimento aprendido é chamada de sabedoria. A palavra educação pode não aparecer em português na Bíblia, mas as Escrituras dizem muito sobre o processo de educação e começa com os pais e seus filhos. O mandamento aos pais é criar os filhos no Senhor (Efésios 6:4), e a palavra grega paideia, traduzida como “criar” na versão Almeida Revista e Atualizada, carrega a ideia de formação, educação, instrução e disciplina.

Salomão nos diz que a base de todo conhecimento verdadeiro é o temor do Senhor (Provérbios 1:7). A palavra temor aqui não sugere a ideia de terror ou espanto; ao contrário, é temor e reverência pela santidade e majestade de Deus e uma relutância em decepcioná-lo ou desobedecê-lo. Jesus disse que quando conhecermos a verdade, a verdade nos libertará (João 8:32). A libertação do medo surge quando somos educados na Verdade.

Em Romanos, o apóstolo Paulo usa a palavra saber ou conhecer onze vezes. O que devemos saber? A Palavra de Deus. Quando adquirimos conhecimento espiritual e o aplicamos em nossas vidas, servimos ao Senhor em espírito e verdade (Romanos 6:11-13). A teologia tem sido chamada de “a rainha das ciências” porque o nosso conhecimento de Deus informa todas as outras áreas de erudição.

O cristão deve “apresentar-se a Deus aprovado” (2 Timóteo 2:15). A ARA traduz este versículo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. A palavra grega traduzida por “manejar” significa “dar diligência, esforçar-se ou apressar-se a aplicar-se”. Portanto, para nos educarmos, devemos aplicar-nos a estudar com diligência a Palavra de Deus.

Algumas pessoas veem a educação como uma panacéia para os males da sociedade. No entanto, a educação, por si só, não faz nada para combater a impiedade. Na verdade, o conhecimento, sem o amor de Deus, leva ao orgulho (1 Coríntios 8:1). Nicodemos era o “mestre em Israel”, mas não entendia nem mesmo o básico da vida espiritual (João 3:10). Paulo era um homem altamente educado, tendo sido treinado na melhor escola judaica de sua época (Atos 22:3), e ele usou a sua educação para se comunicar de forma eficaz com pessoas de muitas culturas (Atos 17:28; Tito 1:12). No entanto, a educação de Paulo certamente não o tornou santo (1 Timóteo 1:16), e ele advertiu sobre aqueles que estavam aprendendo "sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3:7). O simples conhecimento dos fatos não torna ninguém uma pessoa melhor e, de fato, é possível ser um tolo altamente instruído.

A educação começa com a realidade da existência de Deus e o fato de que Ele se comunicou conosco por meio da criação, da Sua Palavra e do Seu Filho. À medida que aprendemos mais sobre a criação de Deus, a nossa compreensão da sabedoria e do poder de Deus se aprofunda. Ao estudarmos a Palavra de Deus, tornamo-nos mais preparados para a obra de Deus (2 Timóteo 3:16-17). À medida que crescemos em nosso conhecimento do Filho de Deus (2 Pedro 3:18), o nosso amor por Ele aumenta e o nosso serviço a Ele se intensifica.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a educação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries