settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a dúvida?

Resposta


A dúvida é uma experiência compartilhada por todas as pessoas. Mesmo aqueles que têm fé em Deus às vezes se deparam com a dúvida e dizem como o homem em Marcos 9: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé” (versículo 24). Para algumas pessoas, a dúvida é um grande obstáculo; outros a vêem como um trampolim para a vida; já outros a veem como um obstáculo a ser superado. A Bíblia tem algo a dizer sobre a causa da dúvida e nos dá exemplos de pessoas que lutaram contra ela.

O humanismo clássico diz que a dúvida, embora desconfortável, é absolutamente essencial à vida. René Descartes disse: "Se você quer ser um verdadeiro buscador da verdade, é necessário que pelo menos uma vez na vida duvide de tudo, na medida do possível". Isso é semelhante ao que o fundador do budismo disse: "Duvide de tudo. Encontre sua própria luz." Se seguirmos seus conselhos, teremos que duvidar do que eles mesmos disseram, o que parece bastante contraditório. Em vez de seguir o conselho dos céticos e falsos mestres, vamos ver o que a Bíblia diz.

Uma definição prática de dúvida é "carecer de confiança, considerar algo improvável". A primeira expressão de dúvida na Bíblia está em Gênesis 3, quando Satanás tentou Eva. Deus deu uma ordem muito clara na árvore do conhecimento do bem e do mal e especificou as consequências da desobediência. Satanás plantou dúvidas na mente de Eva quando lhe perguntou: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?" Ele queria que ela não confiasse na ordem de Deus. Quando Eva afirmou a ordem de Deus, incluindo as consequências, Satanás respondeu com uma negação, que é uma declaração mais forte de dúvida: "É certo que não morrereis". A dúvida é uma ferramenta de Satanás para nos fazer perder a confiança na Palavra de Deus e considerar Seu julgamento improvável.

Para que não pensemos que podemos colocar toda a culpa em Satanás, a Bíblia nos considera totalmente responsáveis por nossas próprias dúvidas. Quando o anjo do Senhor visitou Zacarias e lhe disse que teria um filho (Lucas 1:11-17), ele duvidou da palavra que lhe fora dada. Logicamente, Zacarias supôs que ele e sua esposa eram velhos demais para ter filhos e, em resposta à sua dúvida, o anjo lhe disse que permaneceria em silêncio até o dia em que a promessa de Deus fosse cumprida (Lucas 1:18-20). Zacarias duvidou do poder de Deus para superar obstáculos naturais - muitas pessoas hoje compartilham a mesma dúvida. Sempre que permitimos que a razão humana ofusque a fé em Deus, o resultado é uma dúvida pecaminosa. Por mais lógicas que nossas razões possam parecer, Deus tornou a sabedoria do mundo tola (1 Coríntios 1:20), e Seus planos aparentemente tolos são muito mais sábios que os do homem. Ter fé significa confiar em Deus mesmo quando Seu plano vai contra a razão ou a experiência humana.

Ao contrário da opinião humanista de que a dúvida é essencial à vida, a Bíblia diz que a dúvida é destruidora da vida. Tiago 1:5-8 nos diz que quando pedimos sabedoria a Deus, devemos pedir com fé, sem hesitação. Se duvidamos do poder de Deus para responder ao nosso pedido, então por que pedir? Deus diz que se hesitarmos ao pedir, nada receberemos dEle, porque somos instáveis. "...pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento" (Tiago 1:6).

O remédio para a dúvida é a fé, e a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). Deus nos deu a Bíblia como um testemunho de Suas obras no passado, para que tenhamos uma razão para confiar nEle no presente. "Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade" (Salmo 77:11). Para termos fé em Deus, devemos estudar para saber o que Ele disse. Uma vez que entendemos o que Deus fez no passado, o que nos prometeu para o presente e o que podemos esperar dEle no futuro, podemos agir com fé em vez de dúvida.

O mais famoso cético da Bíblia foi Tomé, que declarou que não acreditaria que o Senhor havia ressuscitado a menos que pudesse ver e tocar o próprio Jesus (João 20:25-29). Quando mais tarde viu Jesus e creu, foi gentilmente repreendido: "Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram." Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. Podemos ter confiança mesmo nas coisas que não podemos ver, porque Deus provou ser fiel, verdadeiro e capaz.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a dúvida?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries