settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o desrespeito?

Resposta


Na Bíblia, o desrespeito é sempre uma coisa ruim, e o respeito é universalmente uma coisa boa. O respeito é a admiração por uma pessoa por causa de sua posição, habilidades, qualidades ou realizações. O respeito está associado à estima, consideração, opinião elevada, admiração, reverência, deferência e honra. Na Bíblia, o respeito é mais especificamente o ato de reconhecer o valor de outra pessoa, especialmente por causa de posição, honra ou idade. O desrespeito é o oposto do respeito: é deixar de reconhecer o valor do outro, negar a honra que deveria ser dada ou rebaixar ativamente alguém.

O respeito deve ser dado àqueles a quem se deve respeito (Romanos 13:7). A Bíblia menciona quatro categorias de pessoas a quem se deve respeitar: os idosos, as figuras de autoridade, Jesus Cristo e a humanidade em geral. Primeiro, os idosos são respeitados por causa de sua idade e experiência. A Lei inclui um mandato para honrar o rosto de um homem velho (Levítico 19:32), e nações ou pessoas que desrespeitam seus mais velhos são chamadas de “feroz de rosto” (Deuteronômio 28:50). Paulo exorta Timóteo a não repreender os homens mais velhos da mesma maneira que repreenderia os jovens, mas a ser gentil, encorajador e respeitoso, como a um pai (1 Timóteo 5:1). Como a experiência que vem com a velhice é um elemento-chave da sabedoria, respeitar os mais velhos é respeitar a sabedoria que eles podem dar.

Figuras de autoridade são outro grupo na Bíblia que merece respeito, incluindo líderes políticos (1 Pedro 2:17), conselheiros (Marcos 15:43), presbíteros da igreja (1 Timóteo 3:2), líderes espirituais (1 Tessalonicenses 5:12), bons pais que disciplinam seus filhos (Hebreus 12:9), pais em geral (Êxodo 20:12; Mateus 15:4), maridos (Efésios 5:33) e senhores de servos ou escravos. Curiosamente, os escravos são instruídos a respeitar seus senhores não apenas quando seus senhores são bons e gentis, mas também quando são duros e injustos (1 Pedro 2:18).

Jesus Cristo merece a honra e o respeito do homem, mas recebeu muito desrespeito quando veio para salvar. Isso foi especialmente verdade na região natal de Jesus na Galiléia (João 4:44). Certa vez, Jesus contou uma parábola sobre um proprietário de terras (Deus) que enviou seu filho amado (Jesus) a um grupo de lavradores para verificar o estado de suas vinhas. O proprietário de terras acreditava que seus arrendatários respeitariam seu filho, mas não o fizeram. Em vez disso, eles o desrespeitaram, expulsando-o da vinha de sua própria família e o condenando à morte (Mateus 21:33-40). A advertência no final desta parábola é séria: o que você acha que o dono da vinha fará com aqueles servos, em pagamento por sua violência e desrespeito, quando ele chegar?

Finalmente, o respeito é algo que se deve à humanidade em geral, de uma pessoa para outra, simplesmente com base em nossa humanidade. Cada um de nós carrega a imagem de Deus (Gênesis 1:27). Outra parábola é contada sobre um juiz ímpio que não temia a Deus nem respeitava o homem (Lucas 18:2). O desrespeito do juiz pelas pessoas é uma característica de sua maldade na história. Os cristãos não devem apenas honrar seus companheiros crentes (Romanos 12:10), mas também respeitar aqueles que não creem. Ao testemunharmos a verdade e a esperança que temos em Cristo, devemos fazê-lo com gentileza e não mostrar desrespeito (1 Pedro 3:15).

1 Pedro 2:17 resume bem a virtude do respeito: “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.”

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o desrespeito?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries