settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a diligência?

Resposta


A diligência, ou constância no esforço, resulta em um trabalho cuidadoso, ativo e persistente. Pessoas diligentes terminam a tarefa. Não desistem até que tenham feito tudo que era possível. A Bíblia usa a palavra diligência de maneiras diferentes, mas sempre em um sentido positivo.

A diligência é mencionada algumas vezes no livro de Provérbios. Um provérbio é um ditado que expressa uma verdade geral sobre a vida cotidiana, e o fato é que a diligência nos faz bem:

“Quem trabalha com a mão ociosa fica pobre, mas o que trabalha com diligência enriquece” (Provérbios 10:4).

Este provérbio nos diz que aqueles que trabalham diligentemente certamente colherão um bom resultado, mas aqueles que se recusam a trabalhar diligentemente sofrem as consequências. Outro versículo:

“O preguiçoso deseja e nada tem, mas o desejo dos que se esforçam será atendido” (Provérbios 13:4).

Esse provérbio novamente contrasta o diligente com o preguiçoso e mostra que as pessoas diligentes planejaram, economizaram e trabalharam para atender às suas necessidades. Por outro lado, os preguiçosos, ou os que não são diligentes, nunca têm o suficiente porque não terminam um trabalho. Desistem ou fazem um trabalho de má qualidade e colhem os resultados da sua falta de diligência.

Provérbios 4:23 nos instrui a guardar nossos corações diligentemente porque tudo o que fazemos vem do coração. Se não formos diligentes em nos proteger contra a falsidade, maus pensamentos e maus desejos, então o nosso inimigo, Satanás, estará pronto para tirar vantagem. A diligência envolve uma guarda intencional de nossos corações, ao invés de uma aceitação de tudo o que se passa neles. 2 Coríntios 10:5-6 dá um exemplo de como guardar nossos corações: "... levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo". Assim como um guarda é diligente em proteger uma fortaleza, nós também devemos ser diligentes em proteger nossos corações e mentes.

Depois de dar ordens e instruções específicas, Paulo exortou Timóteo a meditar "nestas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos" (1 Timóteo 4:15). Essas "coisas" em que Timóteo tinha de ser diligente incluíam identificar falsos mestres (versículos 1-5), evitar fábulas e discussões infrutíferas (versículo 7), ser "um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza" (versículo 12), e engajar-se "à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino" (versículo 13). Não são sugestões que podem ser testadas, mas mandatos que devem ser seguidos diligentemente.

Ser um seguidor de Cristo também é algo que se deve buscar diligentemente. A falta de interesse de alguns crentes em seu relacionamento com Deus não tem lugar na Bíblia. Em vez disso, Jesus deixou claro que aqueles que desejavam ser Seus discípulos tinham que fazer "tudo" (Lucas 9:57-62). Se não buscarmos diligentemente a justiça e a obediência, falharemos. O mundo é muito atraente, a tentação é muito abundante. Existem muitas desculpas para nos afastarmos. Portanto, Jesus enfatizou que o maior mandamento é "amar o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força" (Marcos 12:28-31). Em outras palavras, o objetivo final da vida é amar diligentemente o Senhor. Todas as ações fluem da nossa atitude no coração. Quando a diligência é a base de tudo o que fazemos e quando decidimos agir da maneira certa, estabelecemos padrões que nos conduzem à excelência e à fidelidade a Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a diligência?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries