settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o contentamento?

video
Resposta


Um dicionário define o contentamento como “o estado de estar mental ou emocionalmente satisfeito com as coisas como elas são”. Hoje é raro encontrarmos alguém que esteja verdadeiramente contente com sua condição de vida. A Bíblia tem muito a dizer sobre o contentamento – estar satisfeito com o que temos, quem somos e para onde estamos indo. Jesus disse: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6:25).


Em essência, Jesus está nos dizendo para nos contentarmos com o que temos. Além disso, Ele nos deu uma ordem direta para não nos preocuparmos com as coisas deste mundo. Então Ele acrescenta: “Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:32-33). Das palavras de Jesus, podemos deduzir que a falta de contentamento é pecado e nos coloca na mesma categoria daqueles que não conhecem a Deus.

O apóstolo Paulo foi um homem que sofreu e ficou sem os confortos da vida mais do que a maioria das pessoas poderia imaginar (2 Coríntios 11:23-28). No entanto, ele conhecia o segredo do contentamento: “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:12-13). O escritor aos Hebreus acrescenta: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hebreus 13:5-6).

No entanto, as pessoas continuam a buscar mais coisas deste mundo, nunca satisfeitas com a sua situação na vida. O adesivo de pára-choque que diz "aquele que tem mais brinquedos vence!" simboliza os desejos do mundo por mais e mais. Salomão, o homem mais sábio e rico que já existiu, disse: “Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade” (Eclesiastes 5:10).

“Contentai-vos com as coisas que tendes” significa que os crentes devem colocar sua confiança e esperança em Deus, sabendo que Ele é o Doador de todas as coisas boas (Tiago 1:17) e que usa até mesmo os tempos difíceis para mostrar que nossa fé é genuína, “para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:7). Sabemos com certeza que Deus fará com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que O amam (Romanos 8:28¬-30).

Preocupar-se significa que não confiamos em Deus. A chave para superar nosso descontentamento e falta de fé é descobrir quem Deus realmente é e como Ele foi fiel para suprir as necessidades de Seu povo no passado. Esse estudo aumentará a confiança e a esperança para o futuro. O apóstolo Pedro disse isso sucintamente: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:6-7).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o contentamento?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries