settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a comunicação?

Resposta


Os dois tipos mais importantes de comunicação são entre o homem e Deus e entre os seres humanos. A comunicação é mais do que apenas a nossa capacidade de falar, mas também de ouvir. À medida que nos comunicamos com Deus, a primeira parte dessa comunicação é ouvir. As principais formas de comunicação de Deus conosco são através da Sua Palavra (Romanos 10:17) e pelo Espírito Santo (João 14:26). Deus fala a todos os crentes através do veículo da Bíblia, que é tudo de que precisamos para nos equipar para a vida cristã (2 Timóteo 3:16). A fim de entender completamente a comunicação de Deus conosco, devemos ser diligentes em ler, estudar, memorizar e meditar em Sua Palavra. Tentar encurtar esse processo através de buscar revelações extrabíblicas ou de “ouvir” a voz de Deus não é apenas antibíblico, mas nos abre para o engano de nossa própria natureza caída (Jeremias 17:9; Provérbios 3:5) ou pior, o engano de demônios que estão sempre procurando invasões em nossas mentes (1 Pedro 5:8).

A função da comunicação do Espírito Santo conosco é primeiro nos convencer do pecado (João 16:7-11), e então nos guiar em toda a verdade (João 16:13). Quando Jesus foi embora, Seus discípulos ficaram muito angustiados porque haviam perdido a Sua presença consoladora. Mas Ele prometeu enviar o Espírito para confortar, consolar e guiar aqueles que pertencem a Cristo. O Espírito também “testemunha” aos nossos espíritos que pertencemos a Ele e, assim, nos assegura a salvação (João 14:16; 15:26; 16:7). O Espírito se comunica com o Pai em nosso favor, intercedendo e orando por nós diante do trono, especialmente quando estamos cansados e desanimados e incapazes de orar por nós mesmos (Romanos 8:26).

Nosso principal modo de comunicação com Deus é a oração. Devemos ir a Deus em oração por todas as nossas necessidades. Quando nos falta algo, Deus diz que não é por Sua incapacidade de prover, mas por nossa falta de diligência em pedir ou por pedir com motivos errados (Tiago 4:2-3). Até mesmo Jesus orava regularmente por causa das limitações que assumiu na forma humana (Lucas 3:21; Marcos 1:35; Mateus 26:36). Não mais capaz de se comunicar com Deus face a face, como fez no céu, Jesus orou com frequência e fervor para restabelecer a comunicação íntima com o Pai. Devemos seguir o Seu exemplo e “orar continuamente” (1 Tessalonicenses 5:17).

Em segundo lugar, devemos examinar como nos comunicamos com nossos semelhantes. Não deve ser necessário dizer que nenhuma “comunicação suja” deve escapar dos lábios de um cristão, seja dita em tom de brincadeira ou com seriedade (Colossenses 3:8). Tiago fala claramente sobre este assunto em Tiago 1:19: “Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Quando falamos com raiva, deixamos de mostrar o amor de Deus. Seja falando com um membro da família ou com um estranho, nossa comunicação deve sempre ser feita de maneira amorosa. Caso contrário, nosso testemunho é prejudicado, assim como o nome de Jesus Cristo quando Seu povo falha em guardar suas línguas. A melhor maneira de ter certeza de que o que sai de nossa boca é puro é estar ciente do que está em nosso coração. Como Jesus lembrou aos fariseus: “Do transbordamento do coração, a boca fala”. Se nossos corações estão cheios de impiedade, ela eventualmente aparecerá em nosso discurso, não importa o quanto tentemos contê-la. É claro que nossa comunicação mais importante ao homem deve ser o cumprimento de Mateus 28:19-20 ao comunicarmos o evangelho de Jesus Cristo a um mundo que precisa desesperadamente ouvi-lo.

Os crentes devem examinar constantemente a sua comunicação. Devemos considerar o tom das novas formas de comunicação, como e-mail e mensagens de texto. Nunca devemos permitir que a segurança de uma tela de computador nos leve a palavras duras ou ímpias para com os outros. Devemos considerar nossa linguagem corporal e expressões faciais em relação aos outros também. Simplesmente reter palavras não tem sentido quando nossa linguagem corporal comunica desdém, raiva ou ódio por outra pessoa. Quando estivermos conversando, enquanto nos preparamos para falar, devemos nos fazer estas perguntas: É verdade (Êxodo 20:16)? É gentil (Tito 3:2)? É necessário (Provérbios 11:22)?

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a comunicação?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries