settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a compaixão?

Resposta


As palavras hebraicas e gregas traduzidas como “compaixão” na Bíblia significam “ter misericórdia, sentir compaixão e ter pena”. Sabemos que, de acordo com a Bíblia, Deus é “compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade” (Salmos 86:15). Como todos os atributos de Deus, Sua compaixão é infinita e eterna. Suas misericórdias nunca falham; elas se renovam a cada manhã (Lamentações 3:22-23).

Jesus Cristo, o Filho de Deus, exemplificou todos os atributos do Pai, inclusive a Sua compaixão. Quando Jesus viu Seus amigos chorando no túmulo de Lázaro, sentiu compaixão deles e chorou ao seu lado (João 11:33-35). Movido pela compaixão pelo sofrimento dos outros, Jesus curou as grandes multidões que vieram a Ele (Mateus 14:14), bem como indivíduos que buscavam a Sua cura (Marcos 1:40-41). Quando Ele viu as grandes multidões como ovelhas sem pastor, Sua compaixão levou-o a ensinar-lhes as coisas que os falsos pastores de Israel tinham abandonado. Os sacerdotes e escribas eram orgulhosos e corruptos; eles desprezaram as pessoas comuns e as negligenciaram, mas Jesus teve compaixão delas, e as ensinou e amou.

Quando perguntado qual era o maior mandamento, Jesus respondeu que é amar a Deus com todo nosso coração, alma e entendimento. Entretanto, Ele acrescentou que o segundo mandamento é “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:34-40). O fariseu perguntou a Ele qual é o maior mandamento de Deus, mas Jesus forneceu dois, indicando não apenas o que devemos fazer, mas também como fazê-lo. Amar nosso próximo como a nós mesmos é o resultado natural de nossa devoção amorosa para com Deus.

Primeiro João 3:17 pergunta: "Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?" Originalmente feito à Sua imagem, o homem é para exemplificar os traços de Deus, inclusive a compaixão. A partir disso, segue-se que “se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 João 4:20). A Bíblia é clara que a compaixão é um atributo de Deus e do povo de Deus também.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a compaixão?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries