settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre estar atarefado ou ocupado demais?

video
Resposta


Em nossa sociedade, famosa por seu ritmo frenético e sua capacidade cada vez maior de entrega instantânea, muitas vezes nos encontramos com pressa. Parece que nunca temos tempo suficiente para fazer tudo o que queremos ou precisamos fazer, e o relógio continua correndo. É muito fácil ficar tão ocupado com as coisas cotidianas da vida que perdemos contato com o que é realmente importante. Tornamo-nos como robôs movendo-se rapidamente de uma tarefa para outra. Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas, estressadas e espiritualmente esgotadas. Muitas culturas promovem o conceito de "maior e melhor" e sutilmente nos desafiam a acompanhar. Quem criou essas regras? Satanás gosta de nos manter correndo em círculos tentando vencer o relógio. Se conseguir nos distrair, ele pode minimizar nossa utilidade para o Reino de Deus.


Como cristãos, não podemos nos deixar levar pela corrente subterrânea do cronômetro cultural. Romanos 12:2 diz: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

A Bíblia dá grande valor ao descanso e à vida tranquila. Durante o ministério terreno de Jesus, Ele mesmo ocasionalmente escapava da agitação das multidões para renovar Suas forças. Marcos 6:31 diz: "Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham." É difícil, se não impossível, que ouçamos a voz mansa e tranquila de Deus em meio ao rugido das multidões do século 21, então, como Jesus, devemos ter tempo para descansar e ouvir o nosso Senhor.

Em Lucas 10:38-42, encontramos um grande exemplo das consequências da ocupação: "Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada."

Se formos honestos, muitas vezes somos mais como Marta do que Maria. Corremos para fazer "o que precisa ser feito", enquanto perdemos vislumbres de Jesus ao nosso redor. Por mais difícil que seja, e por mais contrário à nossa cultura, devemos fazer o esforço deliberado de desacelerar e modelar Maria porque, como o próprio Jesus disse: "Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".

Filipenses 4:6-7 diz: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." Devemos ter a intenção de reservar tempo para descansar em Jesus. Deixe o telefone tocar, as tarefas podem esperar e a mídia social precisa de uma pausa. Essas coisas não são eternas. Jesus é eterno. Façamos o esforço de sentar aos Seus pés e desfrutar dEle em vez de perdê-lo como Marta fez porque estava preocupada com os pratos. Isaías 55:6 diz: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre estar atarefado ou ocupado demais?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries