settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a astronomia?

Resposta


A astronomia é a ciência que estuda as características dos céus e os objetos encontrados neles e, portanto, é uma ciência que analisa uma parte da criação de Deus. Gênesis 1:1 afirma que "no princípio, criou Deus os céus e a terra" e no quarto dia da criação, "fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas" (Gênesis 1:16). Portanto, a Bíblia ensina que Deus é o criador dos céus e de todas as estrelas que neles se encontram.

A Bíblia descreve o Senhor não apenas como o Criador dos céus, mas também como o seu governante e sustentador, "sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder" (Hebreus 1:3). O Salmo 102:25-26 nos ensina que "os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces... como roupa os mudarás, e serão mudados". Isaías nos diz que Deus “estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar”, e o uso do tempo presente sugere que até hoje, Deus continua a interagir e sustentar a Sua criação celestial (Isaías 40:22). Novamente, vemos que “o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a densa treva em manhã, e muda o dia em noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; Senhor é o seu nome” (Amós 5:8). Este versículo se refere ao Senhor como Criador das constelações e Aquele que orquestra as transições entre o dia e a noite. Assim, o Senhor mantém completo controle sobre os céus e os sustenta por Seu poder em seus ritmos diários e anuais.

Além disso, os céus são um meio que Deus usa para comunicar clara e inequivocamente a Sua existência, poder e glória. Davi nos diz que “os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19:1). O apóstolo Paulo é enfático neste ponto; embora não mencione explicitamente os céus, ele deixa claro que “os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Romanos 1:20). Os céus, portanto, deixam a humanidade sem desculpa para qualquer descrença na existência e poder de Deus, pois “Deus lhes manifestou” (Romanos 1:19).

Então, qual deve ser nossa reação ao que a astronomia nos diz sobre o universo? Encontramos uma resposta no Salmo 8: “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?... Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!” (Salmo 8:3-4, 9) O universo nos lembra de nossa insignificância em comparação com a grandeza de Deus e, ao mesmo tempo, nos revela a verdade humilde e surpreendente de que Ele se importa conosco. A compreensão bíblica da astronomia demonstra a glória e a graça do Deus que criou, sustenta e governa o universo. Essa compreensão nos leva à adoração.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a astronomia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries