settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a arte?

video
Resposta


A arte é mencionada pela primeira vez na Bíblia em Êxodo 31. Deus ordena a Moisés que construa uma tenda para a arca da aliança e designa vários artesãos, escolhidos por Ele, para fazer "desenhos artísticos" que embelezarão a tenda. Deus diz: “... dei habilidade a todos os homens hábeis”. Neste texto aprendemos duas coisas sobre o que Deus pensa da arte: Ele gosta e é a fonte dela. Deus quer que os seres humanos criem coisas bonitas, e essa capacidade de fazer isso vem dEle.


Mais tarde, em 1 Reis 6, vemos Salomão criando um templo para o Senhor. No versículo 4, “molduras artísticas” foram feitas para a casa. Isso reforça o fato de que Deus deseja a beleza e gosta de estar cercado por ela. Se Salomão não achasse que Deus era glorificado pela beleza, ele nunca teria se dado ao trabalho de criar molduras “artísticas”. Novamente, em Cantares de Salomão, a beleza da noiva é comparada à “obra das mãos de um artífice” (Cânticos de Salomão 7:1). Deus é o criador; Ele é o artista cujas mãos criam beleza. Segue-se que qualquer beleza que criamos está glorificando a Deus, nosso criador.

Dito isto, é importante definir a beleza. A arte que é criada para chocar ou horrorizar, ou glorificar ou provocar o pecado (violência, luxúria, ganância) não pode ser chamada de “bela”. Ainda é “arte”, mas não arte que glorifica a Deus. Usando Êxodo 31:3 como guia, a arte que glorifica a Deus deve exibir “destreza, habilidade e plena capacidade artística.” A arte que modela a obra de Deus será criativa, inteligente e bem elaborada. Terá valor.

Deus não colocará no coração de um artista o desejo de fazer coisas que provocarão reações pecaminosas nos outros (Marcos 9:42). Ele não levará uma pessoa a criar o que contradiz a Sua natureza. Os artesãos que criam ídolos podem ser habilidosos (Isaías 40:19), mas estão usando sua habilidade para perverter a glória de Deus, não para honrá-la. Isso não significa que toda a arte deva ser como a Capela Sistina, no entanto, ou que só possa retratar assuntos bíblicos como Jesus na cruz ou os discípulos em um barco. Deus resplandece “desde Sião, perfeita em beleza” (Salmo 50:2), e Sua santidade é bela (1 Crônicas 16:29 e Salmo 29:2). Ao criar arte que glorifica a Deus, o objetivo do artista deve ser elevar a alma do homem para o céu e iluminar de novas maneiras a beleza multifacetada da santidade, poder e graça de Deus.

Existem literalmente milhões de maneiras pelas quais os artistas podem retratar a glória de Deus. A criatividade e a habilidade que Deus colocou nos corações, cabeças e mãos dos artistas os guiarão para criar arte que nos ajudará a transcender a feiúra e a poluição deste mundo. Seja qual for o seu meio – tinta, lápis, tecidos, mármore, metal, teatro, música, etc. – os artistas compartilham uma missão comum e são uma parte especial e valiosa do reino de Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a arte?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries