settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o altruísmo?

Resposta


A característica de ser altruísta é um dos traços mais importantes que qualquer cristão possa ter. É tão significativo que Jesus disse que é o segundo mais importante de todos os mandamentos de Deus: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Marcos 12:31; cf. Gálatas 5:14). Jesus não estava criando uma nova lei, Ele estava simplesmente concordando com uma lei do Antigo Testamento (Levítico 19:18) e expondo-a. Tiago a chama de lei "régia" para enfatizar sua importância para Deus (Tiago 2:8).

Jesus tinha muito a dizer sobre o altruísmo durante Seu ministério terreno. No Sermão da Montanha, Cristo vai além do que alguns podem considerar altruísmo - ajudar um amigo, cuidar de um cônjuge, cuidar de um filho doente, etc. Jesus vai além das expectativas normais: devemos amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem (Mateus 5:44). Jesus ensinou que é fácil amar um amigo ou um cônjuge; até os incrédulos o fazem (Mateus 5:47). O cristão deve amar aqueles que não são fáceis de amar, porque assim nos tornamos mais semelhantes a Deus, que dá bênçãos a todos (Mateus 5:45). É difícil deixar de lado sentimentos feridos e corações partidos, mas isso faz parte de ser altruísta.

Como em tantas outras situações, Jesus é o exemplo máximo de altruísmo. Quando veio a este mundo, Ele "se esvaziou" e assumiu "a forma de servo" (Filipenses 2:7). Agora, como seguidores de Cristo, devemos "ter a mesma mente" (Filipenses 2:5). Jesus não veio para o Seu próprio benefício, mas para o nosso. Ele veio para ministrar a nós e para morrer por nós: "Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Marcos 10:45).

Humanamente falando, Jesus abriu mão de Sua vontade pela de Deus (Lucas 22:42), e este é outro aspecto importante: o altruísmo envolve mais do que apenas colocar as outras pessoas em primeiro lugar; é colocar Deus em primeiro lugar. Como João Batista disse a respeito de Jesus: "Convém que ele cresça e que eu diminua". (João 3:30). Mais do Senhor; menos de nós.

O altruísmo é bem ilustrado na parábola de Jesus do Bom Samaritano, encontrada em Lucas 10:29-37. É uma história sobre um homem de Samaria que se depara com uma vítima de assalto. O samaritano tem pena deste homem, que havia sido despido, espancado e deixado para morrer (Lucas 10:30). O samaritano imediatamente deixa de lado seus próprios planos e ajuda a curar as feridas do homem (Lucas 10:34). O samaritano não só dá generosamente seu tempo e ajuda, mas também dá generosamente seus bens. O samaritano coloca o ferido em seu próprio animal, leva-o para uma hospedaria e o atende lá (Lucas 10:34-35). No dia seguinte, o samaritano paga ao estalajadeiro dinheiro suficiente para que o ferido passasse mais alguns dias na pousada, prometendo voltar e pagar o restante do que lhe era devido (Lucas 10:35). A história de Jesus revela que o samaritano era altruísta de muitas maneiras. Ele colocou as necessidades dos outros antes das suas e se esforçou para mostrar sua benevolência a um estranho maltratado.

O altruísmo vai contra a natureza humana, e é por isso que ser altruísta é muito mais difícil do que ser egoísta. É natural nos preocuparmos com nós mesmos, e somos encorajados a pensar de forma egoísta em todas as esferas da vida. No entanto, o cristão deve prestar atenção diariamente às palavras do apóstolo Paulo: "... logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:20). Nenhum crente, jovem ou velho, pode viver uma vida altruísta sem uma constante permanência no Senhor Jesus Cristo, pois somente por meio dEle nossas atitudes podem ser mudadas e moldadas em comportamentos altruístas. Se Cristo realmente vive em nosso homem interior e estamos em sintonia com Ele, devemos nos identificar com o Bom Samaritano, em vez de nos maravilharmos com sua atitude.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o altruísmo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries