settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o distanciamento emocional?

Resposta


O distanciamento emocional é uma alienação de afeto. Estar afastado é ter perdido a afeição e o companheirismo antes compartilhados com outra pessoa. Cônjuges em conflito se afastam quando não conseguem resolver suas diferenças. Filhos rebeldes se afastam de seus pais quando se recusam a ser orientados ou disciplinados. Quando Adão e Eva pecaram, eles se afastaram de Deus (Gênesis 3). As pessoas têm se afastado de Deus desde então, e Deus tem buscado a reconciliação (2 Coríntios 5:19). O afastamento de Deus e Seu chamado à reconciliação são os principais temas da Bíblia.

Como Deus é santo e perfeito, Ele não tolera o nosso pecado (Esdras 9:15; Romanos 6:23), e nossa rebelião contra os Seus mandamentos cria um distanciamento dEle (Isaías 53:6). Não podemos entrar em Sua presença, esperar que nossas orações sejam ouvidas ou andar em comunhão com Deus quando estamos cobertos de pecado (Provérbios 28:9; Salmo 66:18; João 9:31). O resultado desse afastamento de Deus é que andamos em trevas (1 João 1:5-6; 2:11; João 12:35). Por estarmos afastados de Deus, não temos esperança de vida eterna nem de perdão dos pecados (João 3:19-20). Nossas mentes afastadas estão cheias de egoísmo e maldade sem o poder iluminador da justiça de Deus para corrigi-las (Romanos 1:18-22).

Jesus deu um exemplo de afastamento e reconciliação em Sua história do filho pródigo em Lucas 15:11-32. O filho, cheio de sua própria importância, exigiu sua herança do pai e depois a desperdiçou em uma vida selvagem. Enquanto o filho pródigo estava fora, o pai continuou sua vida justa, ansiando pelo dia em que o filho voltaria para casa. O filho festejou sua fortuna até que a realidade o chamou a atenção. Ele se viu morrendo de fome em um curral de porcos, sem nada para mostrar por seu estilo de vida de devassidão. O versículo 17 diz: "Quando caiu em si". Isso descreve o momento em que cada um de nós deve chegar para acabar com o distanciamento de nosso Pai celestial. Quando caímos em si, nos humilhamos e confessamos nosso pecado a Ele, como fez o filho pródigo. Só então o afastamento pode terminar e a reconciliação começar.

O rei Davi é outro exemplo de um homem que andou com Deus, mas, devido a escolhas pecaminosas, afastou-se dEle. Segundo Samuel 11 registra o relato do desejo de Davi por uma mulher casada, Bate-Seba. Ele cedeu a esse desejo e dormiu com Bate-Seba, e ela engravidou. Para encobrir seu pecado de adultério, Davi mandou matar o marido dela, agravando assim o pecado. O capítulo 12 revela que o Senhor enviou o profeta Natã a Davi para confrontá-lo sobre a sua maldade. Davi se arrependeu com quebrantamento e humildade. Sua oração de restauração está registrada no Salmo 51.

O distanciamento de Deus termina quando nos humilhamos e nos arrependemos (Atos 2:38; 3:19). O distanciamento de outras pessoas muitas vezes pode terminar da mesma forma. O orgulho geralmente é o grande culpado por manter os relacionamentos distantes em uma guerra fria. Quando uma pessoa decide pôr fim ao impasse, confessar o papel que desempenhou no afastamento e pedir perdão, o relacionamento pode ser restaurado com frequência. Deus promete perdoar e restaurar qualquer pessoa que se dirija a Ele em nome de Seu Filho, Jesus (Romanos 10:12-13; João 14:6; Salmo 80:19; João 3:16-18). A morte e a ressurreição de Jesus Cristo põem fim ao afastamento de Deus para todos os que se achegam a Ele pela fé (João 1:12).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o distanciamento emocional?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries